quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Zafna-YÁOHU

Zafna-YÁOHU


Zafna-YÁOHU 1
Aviso de destruição

1. Estas são as palavras de YÁOHU UL que foram transmitidas a Zafna-YÁOHU (filho de Cusi, neto de Gaoldul-YÁOHU, bisneto de Amor-YÁOHU e trineto de Kozoq-YÁOHU) durante o reinado de Yaosa-YÁOHU (filho de Amom), rei de YAOHÚ-dah. 2. Consumirei tudo na vossa terra, diz YÁOHU ULHÍM. Arrasarei tudo completamente. 3. Tanto homens como animais serão liquidados até ao último. Os seres vivos, mais os ídolos que eles adoram todos serão varridos. Até os pássaros nos ares, os peixes nas águas, tudo perecerá.

Ameaça contra YAOHÚ-dah

4. Esmagarei YAOHÚ-dah e Yaohúshua-oléym sob o meu punho fechado; destruirei todo o resto das gentes que adoram Baal. Porei um fim às suas idolatrias e aos intermediários idólatras, de forma a que até a lembrança deles desapareça. 5-6. Sobem aos telhados e inclinam-se perante o sol, a lua, as 'cocavím' (estrelas). Dizem que seguem YÁOHU ULHÍM, mas prestam culto a Molokh ao mesmo tempo! Destruí-los-ei. Liquidarei os que começaram por adorar YÁOHU ULHÍM e agora o abandonaram; aqueles que nunca o amaram, nunca quiseram saber dele. 7. Fiquem em silêncio perante YÁOHU ULHÍM. Porque o terrível dia do seu julgamento está a chegar. Preparou uma grande matança entre o seu povo, e já nomeou os executores 8-10. Nesse dia de juízo castigarei os governantes e os nobres de YAOHÚ-dah e todos os outros que se vestem à maneira pagã. Sim, castigarei os que seguem os costumes pagãos, os que roubam e matam para encherem as casas dos seus chefes com lucros fraudulentos e obtidos pela violência. Começará a ouvir-se um grito de alarme desde a porta mais afastada de Yaohúshua-oléym, e que irá aproximando cada vez mais; o ruído do exército invasor será tal que chegará ao cimo do monte onde a cidade está construída. 11. Uivem de tristeza, vocês os que vivem no bairro do comércio. Todos os vossos vorazes comerciantes serão arruinados, e os cambistas desaparecerão 12. Procurarei minuciosamente em todos os recantos mais escuros de Yaohúshua-oléym, com vistas a puni-los, aqueles que se sentam contentes com os seus pecados, indiferentes à vontade de YÁOHU ULHÍM, pensando ficar impunes. 13. Todos esses terão as suas riquezas postas a saque pelo inimigo, as suas casas devassadas. Não terão nunca ocasião de morar nas novas casas que sonhavam construir; nunca beberão vinho das vinhas que plantaram.

O dia do juízo de YÁOHU UL

14-16. Esse terrível dia está próximo, vem chegando rapidamente. Será um dia em que os mais valentes chorarão amargamente. É o dia em que se derrama à ira de YÁOHU-ULHÍM, ocasião de terrível pesar e angústia, de ruína e desolação, de escuridão, de nuvens negras; a trombeta soará, a batalha rugirá. Cairão as muralhas mais fortes e as construções mais bem edificadas. 17. Farei de vocês gente tão abandonada como cegos sem auxílio, procurando o caminho certo, porque vocês pecaram contra YÁOHU ULHÍM. É por isso que o vosso sangue será derramado sobre o pó da terra e os vossos corpos jazerão no chão, apodrecendo. 18. A vossa prata e o vosso ouro não servirão de nada nesse dia do julgamento de YÁOHU UL. Não poderão resgatar-te com isso. Toda a terra será devorada pelo fogo e pelo furor. Em breve todo o povo de YAOHÚ-dah passará por isso.




Zafna-YÁOHU 2

1-2. Reúnam-se e orem vocês, nação sem vergonha, enquanto é tempo ainda, antes que comece esse juízo, e que a vossa última oportunidade de salvação desapareça como a palha ao vento; antes que a ira de YÁOHU UL caia sobre vocês e comece todo esse tempo de condenação. 3. Peçam a YÁOHU ULHÍM que vos salve, todos vocês que são humildes - todos aqueles que querem obedecer-lhe. Volte-se para YÁOHU ULHÍM, os que querem voluntariamente segui-lo e fazer o que é reto. Procurem a bondade. Talvez ele vos proteja desse dia de juízo.

Ameaça contra Filisteia

4-6. Gaza, Áshkelon, Ashdod, Ekron. Essas cidades Palestinas, também serão assoladas e destruídas. E ou de vocês, Palestinos, que vivem na costa e na terra de Canaã, porque esse julgamento também é contra vocês. YÁOHU ULHÍM vos destruirá sem deixar um só com vida. Toda essa zona costeira tornar-se-á em terra de pastagem, lugar para anciãos acamparem e currais para os rebanhos. 7. Aí, o pequeno resto da tribo da YAOHÚ-dah será alimentado. Descansarão nas casas abandonadas de Áshkelon. Porque YÁOHU ULHÍM o Criador Eterno tornará a visitar o seu povo, revestido de benignidade, e restaurará a sua prosperidade.

Ameaça contra Moabe e Amom

8-9. Tenho prestado atenção à troça que faz a gente de Moabe e de Amom, rindo-se do meu povo e tomando-lhe terras. Por isso tão certo como eu viver, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais, YÁOHU ULHÍM de Yaoshorúl, Moabe e Amom serão destruídos como foram Sodoma e Gomorra; tornar-se-ão em campos de urtiga, em poços de sal, em lugares de desolação eterna. O resto que ficar do meu povo tomará a terra e ocupá-la-á. 10-11. Mas eles receberão o salário do seu orgulho, porque humilharam o povo de YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. YÁOHU ULHÍM lhes fará coisas tremendas. Também aniquilará todos esses falsos criadores o estatuas das nações estrangeiras; e as pessoas todas o adorarão, cada um na sua terra, através de todo o mundo.

Ameaça contra Etiópia e Assíria

12-14. Vocês, etíopes, igualmente, serão mortos na guerra, e o mesmo sucederá com os povos das terras do norte; ele destruirá a Assíria, e fará da sua grande capital, Nínive, um lugar desolado semelhante a um deserto. Essa capital se tornará num mero sítio de pastagens de carneiros. Toda a espécie de animais selvagens lá viverão; o pelicano terá ali um abrigo; os mochos farão moradas nos recantos dos palácios, lançando os seus gritos pelas janelas escancaradas; os corvos piarão no umbral das portas. Todos os belos revestimentos em cedro ficarão expostos ao vento e às intempéries. 15. É este o destino da vasta, da próspera cidade, que vivia em tamanha segurança que dizia de si própria: Em todo o mundo não há cidade como eu! Agora, vejam bem em como se tornou num lugar de ruínas, um abrigo de animais selvagens! Seja quem for que por ali passar fará troça e abanará a cabeça, atônito.

Zafna-YÁOHU 3
O futuro de Yaohúshua-oléym

1-2. AI da impura e rebelde cidade de Yaohúshua-oléym, cidade de opressão. No seu orgulho não dá ouvidos sequer a voz de YÁOHU UL-HÍM. Ninguém lhe pode dizer nada; recusa qualquer espécie de correção. Não confia em YÁOHU- ULHÍM; não procura YÁOHU UL-HÍM. 3. Os seus chefes são como leões, rugindo, à procura das suas vítimas. tudo lhes serve na sua gula. Os juízes são semelhantes a lobos esfomeados ao cair da noite; ao amanhecer nem vestígios deixam das suas matanças. 4. Quanto aos profetas, esses vivem só de mentira; só pensam nos seus interesses pessoais. Os sacerdotes profanam o Templo, desobedecendo às leis de YÁOHU ULHÍM. 5.  Mas YÁOHU ULHÍM está no meio da cidade. Ele não comete iniqüidade. Em cada manhã, a sua justiça se torna evidente e a manifesta a toda a gente; contudo o perverso, esse, não tem vergonha. 6. Exterminei muitas nações, deixando-as assoladas até ao limite das suas fronteiras; deixei as ruas no silêncio das ruínas; as cidades ficaram desertas, sem sobreviverem para contarem como aconteceu aquilo. 7. Dizia para comigo: Agora, com certeza que vão ouvir-me, e prestarão atenção aos meus avisos; dessa forma não terei necessidade de feri-los novamente . Mas não. Por muito que castigue, continuam nos seus maus caminhos, desde a madrugada até a noite, e desde a noite até à manhã seguinte!!

O MEU POVO FALARÁ O VERDADEIRO NOME EM HEBRAICO

8. Mas diz YÁOHU ULHÍM: Esperem com paciência. Está a chegar o tempo em que me levantarei e julgarei estas más nações. Decidi já juntar os reis da terra e derramar sobre eles a minha indignação e todo o ardor da minha ira. Toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo.
9. Naquele tempo Eu, YÁOHU ULHÍM, mudarei a fala do Meu povo arrependido para Hebraico puro, para que eles possam adorar YÁOHU ULHÍM juntos em harmonia e unidade.

10 Os que vivem para além dos rios da Etiópia virão com as suas ofertas, pedindo para que eu seja novamente o seu YÁOHU ULHÍM. 11assim, não precisarão mais de se envergonhar de si mesmos, pois que nunca mais se rebelarão contra mim. Tirarei do meio de ti todos os que se exaltam na sua soberba. Não haverá mais orgulho ou altivez no meu monte santo. 12 No meio de ti ficarão os pobres e os humildes; esses confiarão no Shúam (Nome) de YÁOHU UL 13 Não cometerão iniqüidade, nem andarão no meio da mentira e do engano. Viverão sossegadamente, em paz e deitar-se-ão em segurança; ninguém os aterrorizará. 14-15 Canta alegremente, ó filha de Tzayán; rejubila, ó Yaoshorúl; regozija e exulta de todo o teu coração, ó filha de Yaohúshuaoléym. YÁOHU ULHÍM afastará as mãos que deveriam exterminar-te, e dispersará os exércitos dos teus inimigos. YÁOHU ULHÍM mesmo, o rei de Yaoshorúl viverá no meio de ti! Os teus males acabarão. não terás mais receios. 16 Naquele dia, dir-se-á a Yaohúshua-oléym: Alegra-te, não tenhas medo. 17-18 YÁOHU ULHÍM, teu Criador Eterno veio para viver no meio de ti. Ele é um poderoso Míhushuayao (Salvador) .Te fará vencer; terá grande prazer em ti; te amará,  não mais te acusará.

 Ouço um alegre cântico que traduz a própria alegria que YÁOHU ULHÍM sente em ti ornei a juntar os feridos do povo e fiz desaparecer a tua afronta. 19 Tratarei severamente todos os que te oprimiram. Salvarei os fracos e desamparados. Reunirei os que foram expulsos. Honrarei novamente os expatriados, que foram desprezados e aviltados. 20 Nesse tempo recolher-vos-ei, reunir-vos-ei e vos darei um nome honroso, um nome prestigioso entre as nações da terra, as quais vos louvarão quando constatarem que tornei a dar-vos prosperidade, diz YÁOHU ULHÍM.

3 comentários:

  1. Olá. percebi que o capitulo 3 verso 9 que também está na página inicial do blog estão totalmente diferentes dos textos das traduções corrompidas, por quê? E que textos mais das Escrituras estão diferentes do que vocês do blog tem em mãos? E ultima pergunta; como vocês traduziram ou conseguiram estes escritos? muito obrigado sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Texto maravilhoso, vivo aguardando essa promessa por fazer parte dos que foram expulsos por amor a verdade.louvado seja o nome do nosso Eterno Criador.

    ResponderExcluir