quarta-feira, 12 de outubro de 2011

YAOHÚ-nah

YAOHÚ-nah
  


YAOHÚ-nah 1
YAOHÚ-nah foge de YÁOHU UL


1 YÁOHU ULHÍM enviou uma mensagem a YAOHÚ-nah, filho de Amitai: 2"Vai à grande cidade de Nineveh e prega contra ela o seguinte, da parte de YÁOHU UL: 'Vou destruir-vos, tenho visto toda a vossa maldade!'" 3Mas YAOHÚ-nah resolveu ausentar-se para longe de YÁOHU UL. Desceu até à costa, até ao porto de Yaffó, onde achou um navio que partia para Tarsis. Comprou uma passagem, entrou no barco seguindo para Tarsis e fugindo a YÁOHU ULHÍM. 4Enquanto o barco navegava, YÁOHU ULHÍM fez levantar-se uma terrível ventania e desencadear-se uma tempestade tal que o navio estava a ponto de se despedaçar. 5Temendo pelas suas vidas, os marinheiros desesperados gritavam cada um pelo seu ídolo, e atiravam pela borda fora carregamento, para tornar mais leve a embarcação. Enquanto isto se passava, YAOHÚ-nah dormia profundamente, lá no fundo do barco. 6O capitão mandou chamá-lo. "O que é que se passa contigo? Estás a dormir numa situação destas? Clama também ao teu YÁOHU ULHÍM, para ver se tem misericórdia de nós e nos salva!" 7A tripulação resolveu tirar à sorte a fim de verificarem quem é que de entre eles ofendera os falsos criadores o estatuas e provocara tamanho temporal. E a sorte caiu sobre YAOHÚ-nah. 8"Que foi que fizeste", perguntaram-lhe, "para que este furacão tremendo caísse sobre a gente? Quem és tu? Que fazes tu? Donde é que vens? De que nacionalidade é que és?" 9"Sou hebreu. Ador YÁOHU ULHÍM, YÁOHU ULHÍM dos shua-ólmayao, que fez a terra e os mares." 10-11Depois, contou lhes que estava a fugir de YÁOHU UL s homens ficaram aterrorizados: "Oh, e porque é que fizeste uma coisa destas? O que é que havemos de te fazer, para acabar com esta tremenda borrasca?" E o tempo piorava assustadoramente. 12"Deitem-me ao mar, e tudo ficará calmo outra vez. Porque sei que esta tempestade veio por causa de mim." 13Entretanto os remadores tentavam em vão levar o barco para a costa; a tormenta era tal que se tornava impossível lutar contra ela.+ 14Então bradaram um rogo a YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno de YAOHÚ-nah: "Ó YÁOHU ULHÍM, não nos tires a nós a vida por causa do pecado deste homem; não nos tornes responsáveis pela sua morte. A culpa não é nossa. Enviaste esta tempestade sobre ele, tu sabes por que razão." 15Pegaram depois em YAOHÚ-nah, lançaram-no pela borda fora e tudo se acalmou! 16Aquela gente ficou presa de um imenso respeito pelo YÁOHU ULHÍM; ofereceram-lhe sacrifícios e fizeram votos de o servir. 17No entanto, YÁOHU ULHÍM preparou um grande peixe para que engolisse YAOHÚ-nah. Este ficou vivo no interior do peixe três dias e três noites.


YAOHÚ-nah 2
A oração de YAOHÚ-nah

1YAOHÚ-nah orou a YÁOHU ULHÍM dentro do peixe. 2 Na minha angústia clamei a YÁOHU ULHÍM e ele respondeu-me; da profundidade da morte gritei e YÁOHU ULHÍM ouviu-me! 3Lançaste-me para o fundo do oceano; mergulhei nas vagas e fui coberto pelas ondas alterosas, em fúria. 4Ó YÁOHU ULHÍM, rejeitaste-me para longe de ti. Será que nunca mais verei o teu santo Templo? 5Andei empurrado pelas vagas e cercado bem de perto pela morte. As ondas envolveram-me completamente; as algas enrolaram-se-me na cabeça 6Desci até à base das montanhas que se erguem do fundo do mar. Os ferrolhos da vida correram sobre mim e fiquei preso no país da morte. Mas, ó YÁOHU ULHÍM meu Criador Eterno, tu livraste-me da perdição! 7Quando já tinha perdido toda a esperança, voltei os pensamentos uma vez mais para YÁOHU ULHÍM. E a minha premente oração chegou ao teu santo Templo 8Sem dúvida que quem adora falsos criadores o estatuas voltou as costas a todas as misericórdias que YÁOHU ULHÍM pode conceder! 9A mais ninguém prestarei culto senão a ti! E fá-lo-ei com o coração profundamente agradecido. Com certeza que cumprirei as minhas promessas. Só de YÁOHU UL me vem salvação." 10 YÁOHU ULHÍM mandou ao peixe que lançasse YAOHÚ-nah numa praia, e ele assim o fez.



YAOHÚ-nah 3
YAOHÚ-nah vai a Nineveh

1Então YÁOHU ULHÍM falou novamente a YAOHÚ-nah:P 2"Vai a essa grande cidade de Nineveh, e avisa-os da sua condenação, tal como te mandei antes!" 3YAOHÚ-nah obedeceu e foi a Nineveh. Era na verdade uma grande cidade, com arredores muito vastos -tão extensa que se levavam três dias para a percorrer.4Entrando na cidade, YAOHÚ-nah começou a pregar. YAOHÚ-nah clamava ao povo que se juntava ao seu redor: "Mais quarenta dias, e Nineveh será destruída!"-5A multidão acreditou nas suas palavras, e foi proclamado um jejum geral; todas as pessoas, inclusive o rei, se vestiram de pano de saco, em sinal de contrição. 6O monarca da cidade, quando ouviu o que YAOHÚ-nah proclamava, desceu do seu trono, pôs de parte as roupagens reais, vestiu-se daquele pano grosseiro e sentou-se sobre cinza. 7-9Tanto ele como a sua corte mandaram por toda a cidade a seguinte mensagem: "Que ninguém, nem mesmo os animais,coma seja o que for nem beba água alguma. Toda a gente deve vestir-se de pano de saco e clamar fervorosamente a YÁOHU ULHÍM; que todos se arrependam das suas más ações, e das violências que têm praticado. Talvez YÁOHU ULHÍM acabe por permitir que vivamos, e desista da sua tremenda ira." 10Quande YÁOHU ULHÍM viu que eles estavam verdadeiramente decididos a pôr termo aos seus maus caminhos, desistiu da intenção de os destruir.

YAOHÚ-nah 4

YAOHÚ-nah irrita-se com a compaixão de YÁOHU UL 1-2Esta alteração dos planos de YÁOHU ULHÍM deixou YAOHÚ-nah extremamente aborrecido. Lamentou-se perante YÁOHU ULHÍM assim: "Era isto exatamente o que eu receava que fizesses, YÁOHU ULHÍM, quando me falaste, lá no meu país, para que viesse aqui. Por essa razão fugi para Tarsis. Eu sabia que eras um YÁOHU ULHÍM gracioso, misericordioso, lento em irares-te, cheio de bondade; eu sabia como é fácil desistires dos teus planos de destruição do povo. 3Peço-te então que me tires a vida. Preferia morrer do que viver nestas circunstâncias." 4E YÁOHU ULHÍM respondeu-lhe: "Será razoável esse teu ressentimento?" 5YAOHÚ-nah saiu da cidade, foi para um sítio a oriente dela, e ali ficou extremamente enfadado. Construiu uma coberta feita de folhas, pôs-se à sombra debaixo dela, e ficou à espera, a ver o que acontecia à cidade 6 YÁOHU ULHÍM permitiu que uma planta crescesse rapidamente e espalhasse largas folhas de parra que faziam sombra a YAOHÚ-nah. Isto tornou-o muito satisfeito e agradecido. 7Mas na manhã seguinte YÁOHU ULHÍM enviou um bicho que roeu a planta e esta murchou e morreu. 8Quando o sol começou a aquecer, YÁOHU ULHÍM permitiu que se levantasse um vento de leste, abrasador que, juntamente com o sol caindo a pique sobre YAOHÚ-nah, fez com que este desfalecesse e desejasse morrer. "Oh, antes morrer do que viver nestas condições!" 9E YÁOHU ULHÍM respondeu-lhe: "Será razoável que te enfades dessa maneira por causa de uma planta?""Sim, com certeza; é justo que me aborreça a ponto de desejar a morte!" 10"Tu amarguraste-te por a planta ter morrido, ainda que nada tivesses feito para a fazer crescer; e tratava-se de uma planta que teve uma vida muito curta! 11Não devia eu então ter compaixão desta grande cidade de Nineveh, com os seus cento e vinte mil habitantes, sem nenhuma compreensão espiritual, e onde vivem também tantos animais?" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário