quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Micha-YAOHU

Micha-YAOHU


Micha-YAOHU 1

1Estas são as mensagens que, da parte de YÁOHU UL, foram comunicadas a Micha-YAOHU. Micha-YAOHU vivia na cidade de Moresete, durante os reinados de Yaotam, Ahóz e Kozoq-YÁOHU, todos reis de YAOHÚ-dah. Estas palavras de YÁOHU UL dirigem-se a Shuamor-YÁOHU e a YAOHÚ-dah; Micha recebeu-as sob forma de visões.

Julgamento contra Shuamor-YÁOHU e YAOHÚ-dah

2 Prestem atenção! Que todos os povos do mundo ouçam. YÁOHU ULHÍM no seu santo Templo tem acusações contra vocês! 3-4 YÁOHU ULHÍM está a chegar! Está a deixar o seu trono no céu e vem até à terra, andando sobre o cimo dos montes; estes derretem-se sob os seus pés, e escorrem em direção dos vales como cera, sobre fogo, como água jorrando de uma encosta. 5Por que razão está isto a acontecer? Por causa dos pecados de Yaoshorúl e de YAOHÚ-dah. Quais pecados? A idolatria e a transgressão que se intensificam nas cidades capitais: em Shuamor-YÁOHU e em Yaohúshua-oléym. 6 Por isso toda a cidade de Shuamor-YÁOHU se desmoronará. Será transformada num campo aberto, as suas ruas serão lavradas para se plantarem vinhas! YÁOHU ULHÍM deitará abaixo as muralhas, deixando-lhe os alicerces a descoberto; os blocos de pedra dessas construções rolarão até aos vales em baixo. 7Todas as imagens esculpidas que lá havia serão feitas em mil pedaços; os Templos da idolatria, belamente decorados, erguidos com o dinheiro de pagas de prostitutas, também em Templos de prostituição se tornarão.

O lamento de Micha-YAOHU

8Por isso levanto este lamento, que é semelhante ao uivo de um chacal, ao grito de uma avestruz, atravessando as areias de um deserto, de noite. Andarei despido e descalço, na tristeza e na vergonha. 9Porque a ferida do meu povo é demasiado profunda para se curar; estendeu-se por todo YAOHÚ-dah; chegou até à porta de Yaohúshua-oléym. 10-11Não o declarem em Gate. Não chorem! Em Beth-le-Afra revolve-te no pó, com angústia e vergonha. Ali vão os moradores de Safir, levados como escravos desamparados, nús, vexados. O povo de Zaanã nem ousa sequer mostrar-se fora das suas muralhas. Os alicerces de Beth-Ezul foram descobertos e desapareceram -eram os únicos fundamentos sobre os quais se mantinha. 12O povo de Marote em vão esperou por melhores dias; mas é só amargura que espera por eles, enquanto YÁOHU ULHÍM se mantiver contra Yaohúshua-oléym. 13 Depressa! Preparem já os vossos mais rápidos carros e fujam neles, ó povo de Laquis, porque vocês foram os primeiros, de todas as cidades de YAOHÚ-dah, a seguir Yaoshorúl no seu pecado de idolatria. Foi depois de vocês que todas as outras cidades do sul foram atrás do vosso exemplo. 14 Por isso darás presentes de despedida a Moresete de Gate; não há esperança de salvação para eles. A cidade de Aczibe enganou os reis de Yaoshorúl, pois prometeu uma ajuda que não pode dar. 15Vocês, gente de Maressa, tornar-se-ão um prêmio para os que vos tomarem. Aquele que é a glória de Yaoshorúl virá até Adulão. 16Chorem, chorem pelas vossas criancinhas. Rapa o cabelo até ficares calvo como o abutre. Os seus moradores partirão como escravos. Rapem as vossas cabeças em sinal de pesar!

Micha-YAOHU 2
Os planos de YÁOHU ULHÍM e do homem

1Oy de ti, que tens prazer em te levantares de noite, para tecer conspirações de maldade; sais de madrugada para dar cumprimento aos esquemas que ardilaste; tens a oportunidade de o fazer e fazes mesmo. 2Pretendes um determinado pedaço de terra, ou a casa de uma pessoa qualquer -ainda que seja tudo o que ela possui; e consegues obter o que queres, à força de falsidade e violência. 3Mas YÁOHU ULHÍM o Criador Eterno diz-te: Receberás maldade em recompensa da tua maldade; nada me poderá deter. Nunca mais tornarás a ser orgulhoso e altivo, pensando que eu estou do teu lado. 4Os teus adversários rir-se-ão de ti e farão mofa do teu desespero. Vocês dirão: "Estamos perdidos, arruinados.YÁOHU ULHÍM confiscou-nos a terra e mandou-nos para o fim do mundo; o que era nosso, deu-o a outros.", 5Sim, com efeito serão outros que delimitarão as vossas fronteiras. O povo de YÁOHU ULHÍM  passará a viver onde os outros quiserem.
Profetas falsos

6"Não digas essas coisas", clama o povo. "Não insistas com coisas semelhantes. É desagradável, uma conversa dessas. Nunca semelhantes males nos poderiam acontecer!" 7Será essa resposta que se espera de vocês, ó casa de YÁOHU-caf? E, por outro lado, pensam que o RÚKHA de YÁOHU UL fica satisfeito em ter de vos falar tão asperamente? Não! As acusações que vos faz é porque quer o vosso bem, porque pretende levar-vos de novo ao caminho reto. 8 YÁOHU ULHÍM diz: Mesmo agora o meu povo levanta-se contra mim. Porque roubam descaradamente daqueles que confiam em vocês, que caminham em paz. 9Expulsaram as viúvas das suas casa; roubaram aos seus meninos os direitos que YÁOHU ULHÍM lhes dava. 10Levantem-se! Vão-se embora! Aqui já não é mais o vosso lar; encheram isto tudo de corrupção. 11"Eu vos pregarei as alegrias do vinho, as alegrias da bebida" -é essa a espécie de profecias que gostariam de ouvir aos vossos profetas beberrões e mentirosos!

A libertação é prometida

12Mas há-de vir o tempo, ó Yaoshorúl, em que vos juntarei -os que restam -vos trarei todos como cordeiros num rebanho, como um rebanho nas pastagens -será uma multidão barulhenta e feliz 13Alguém irá adiante abrir o caminho e vos trará do exílio e vos fará sair pelas portas das cidades do vosso cativeiro, regressando à terra pátria. O vosso rei irá à frente - YÁOHU ULHÍM vos conduzirá.





Micha-YAOHU 3
Chefes e profetas censurados

1Escutem, chefes de Yaoshorúl -pressupõe-se que vocês sabem discernir o bem do mal; 2E o certo é que são vocês justamente quem mais odeia o bem e ama o mal; são vocês quem explora o meu povo a ponto de ficar apenas com a pele e o osso!‹ 3Espancam-no, tiram-lhe a pele, partem-lhe os ossos, fazem-no em pedaços, como carne dentro dum caldeirão, e devoram-no! 4E, depois disso tudo, ainda ousam implorar YÁOHU ULHÍM que vos ajude em tempos de adversidade. Acham mesmo que YÁOHU ULHÍM vos responderá? Com toda a certeza que antes virará a cara para outro lado. 5Vocês são falsos profetas! Fizeram desviar o povo do caminho justo! Gritam paz, para aqueles que vos sustentam, e ameaçam os que não vos pagam! 6Esta é a mensagem que vos dou: Virá a noite sobre vocês, a qual porá um termo a todas as vossas visões; a escuridão vos cobrirá 7e não perceberão mais uma só palavra de YÁOHU UL. O sol por-se-á sobre as vossas vidas; será o fim do vosso dia. Então, por fim, hão-de cobrir as caras de vergonha; admitirão que nunca transmitiram mensagem alguma vinda de YÁOHU ULHÍM. 8Mas quanto a mim, estou cheio do poder do RÚKHA de YÁOHU UL, cheio de ânimo para anunciar a justiça de YÁOHU ULHÍM sobre os pecados de Yaoshorúl. 9Ouçam-me, líderes de Yaoshorúl, vocês que odeiam a justiça e amam a iniqüidade 10que enchem Yaohúshua-oléym com assassínio e com toda a espécie de pecados, 11vocês, chefes, que são os primeiros a deixarem-se comprar por suborno; vocês, intermediários e profetas, que recusam pregar e profetizar enquanto não forem pagos. E contudo pavoneiam-se perante YÁOHU ULHÍM dizendo: "Está tudo bem -YÁOHU ULHÍM está no nosso meio!" 12É precisamente por causa de vocês, no fundo, que Yaohúshua-oléym há-de ser lavrada como campo a cultivar, e que acabará por se tornar num monte de pedregulhos; o monte onde se ergue o Templo ficará coberto de um bosque monte de YÁOHU UL

Micha-YAOHU 4

1Acontecerá que hão-de vir tempos em que Tzayán, sobre o qual está a casa de YÁOHU UL, se tornará o monte mais sublime, a mais célebre elevação do mundo. Gente de todas as nações e muitos povos acorrerão ali. 2"Venham", dirão, "vamos ao monte de YÁOHU UL à casa de YÁOHU ULHÍM de Yaoshorúl. Ele nos ensinará o que fazer, e nós o faremos." Nesse tempo o mundo será governado pelo YÁOHU ULHÍM desde Yaohúshua-oléym. 3 YÁOHU ULHÍM julgará entre fortes nações, será o árbitro nas disputas internacionais. Todos os povos converterão o seu equipamento de guerra em instrumentos de trabalho, as suas armas em ferramentas. As nações não se levantarão mais umas contras as outras, nem haverá mais escolas ou treinos de guerra. 4Cada um sentar-se-á sossegadamente no seu lar, em paz e em prosperidade, porque nada haverá que temer. É mesmo YÁOHU ULHÍM quem o promete. 5Por essa razão, ainda que todos os povos andem cada um em nome dos seus ídolos, nós andaremos -para sempre –em Shúam (Nome) de YÁOHU UL nosso YÁOHU ULHÍM!

O plano de YÁOHU UL

6-7Nesse tempo que há-de vir, YÁOHU ULHÍM diz que há-de trazer de volta o seu povo -castigado, debilitado, desmembrado, escorraçado -e fará deles uma gente forte novamente, estabelecida na sua própria terra, uma nação poderosa; YÁOHU ULHÍM será o seu rei, no Monte Tzayán, para sempre. 8 Ó Yaohúshua-oléym -baluarte de vigia do povo de YÁOHU ULHÍM -o teu poder real, a tua força, renascerá, tal como dantes. 9Mas para já, gritam de terror. Onde está o vosso rei que vos dirige? Morreu! Onde estão os vossos sábios conselheiros? Foram-se todos embora! O sofrimento domina-vos, como uma mulher que está de parto. 10Torce-se e geme no teu terrível sofrimento, ó povo de Tzayán, porque terás de abandonar esta cidade e passar a viver nos campos; serás enviado para o exílio na Babilônia. Mas lá, te salvarei e te libertarei das garras dos teus inimigos. 11É verdade que muitos povos se juntaram contra ti, exigindo o teu sangue, loucos por te destruir.! 12Mas é que eles nada sabem dos meus pensamentos; desconhecem inteiramente os meus planos. Há-de vir o tempo em que YÁOHU ULHÍM juntará todos os inimigos do seu povo, como molhos sobre a eira. Estarão assim à mercê de Yaoshorúl. 13Levanta-te e esmaga, ó filha de Tzayán; dar-te-ei pontas de ferro e cascos de bronze, para poderes esmagar muita gente. As riquezas fraudulentamente obtidas dessas nações dá-las-ás, como ofertas, a YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno de toda a terra.

Micha-YAOHU 5
A promessa de um governador

1Reúnam-se! O inimigo está pondo cerco a Yaohúshua-oléym! Ferirão o rosto do juiz de Yaoshorúl com uma vara. 2E tu, Beth-Lékhem Efrata, embora sejas apenas uma pequena aldeia de YAOHÚ-dah, ainda assim serás o local de nascimento do governador do meu povo Yaoshorúl, que vive desde a eternidade!e 3 YÁOHU ULHÍM abandonará o seu povo aos inimigos até ao tempo em que a mulher que está de parto tiver dado à luz. Então por fim os que ainda ficaram no exílio virão juntar-se aos seus irmãos em Yaoshorúl, a sua própria terra. 4 YÁOHU ULHÍM alimentará com toda a regularidade o seu povo na força celestial, na majestade no Shúam (Nome) de YÁOHU ULHÍM. O seu povo não será perturbado; será antes grandemente honrado em todo o mundo 5

Libertação e destruição

Será a nossa paz. Quando os assírios tentarem invadir-nos a terra e ocupar as nossas montanhas, ele designará sete anciãos para vigiarem pela nossa segurança, com mais oito governadores. 6Estes acabarão por dominar a Assíria ,com espadas desembainhadas, e entrarão pelas portas da terra de Nimrode. Assim seremos libertos dos assírios invasores. 7O resto de Yaoshorúl será para o mundo como um orvalho refrescante, como uma chuva bem-vinda em tempo de seca; dependerão de YÁOHU ULHÍM, não do homem, e farão bem a muitas nações. 8Yaoshorúl estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão na selva, como um leão vigoroso entre rebanhos -quando passar por eles despedaçá-los-á. 9Vencerá os seus inimigos, aniquilando-os todos. 10Nesse mesmo tempo, diz YÁOHU ULHÍM, destruirei todo o armamento que houver no meio de ti,ã 11derrubarei as muralhas e as defesas das vossas cidades. 12Porei um fim a tudo o que for feitiçaria -não haverá mais horoscópios, nem bruxas -ð 13ao mesmo tempo destruirei todos os teus ídolos. Nunca mais haverão de prestar culto àquilo que fabricaram com as suas mãos;, 14liquidarei os altares pagãos que se vêem por aí, destruirei as povoações onde se erguem Templos de idolatria. 15Recompensarei severamente todos os povos que recusarem obedecer-me.


Micha-YAOHU 6
A causa de YÁOHU UL contra Yaoshorúl

1Ouçam o que diz YÁOHU ULHÍM ao seu povo: Levantem-se e defendam a vossa situação perante mim. Que sejam chamadas por testemunhas as montanhas e os outeiros. 2Agora, ó montanhas, escutem a acusação de YÁOHU UL! Porque tem acusações a fazer contra o seu povo Yaoshorúl! Irá até ao fim com esse processo acusatório. 3Ó meu povo, que foi que eu fiz para me voltares as costas? Diz-me por que razão se esgotou a tua paciência? Responde-me!= 4Trouxe-te do Egipto, rompi as cadeias de escravidão que te prendiam. Dei-te Mehushúa, Aharón, Maoro-ém que te ajudaram. 5Não te lembras, ó meu povo, como o rei de Moabe tentou destruir-te, através da maldição de Balaam, o filho de Beor, e que eu transformei em bênção? Mostrei-te bondade continuamente. Não te recordas da travessia do Yardayán entre Sitim e Gilgal, como te abençoei ali?" 6"Mas como é que havemos de te mostrar reconhecimento pelo que fizeste?", perguntam vocês. "Teremos que nos vir inclinar perante YÁOHU ULHÍM, com ofertas de bezerros de um ano?" 7Não, não é isso! Ainda que viessem com ofertas de milhares de animais e com dezenas de milhares de litros de azeite, isso não o satisfaria. Se lhe sacrificassem os vossos filhos primogénitos, recusá-lo-ia em absoluto! 8 YÁOHU ULHÍM já te declarou, ó homem, o que é o bem. O que YÁOHU ULHÍM pretende de ti é que pratiques a justiça, ames a misericórdia, e andes com humildade perante ele culpa e o castigo de Yaoshorúl 9É sábio escutar YÁOHU ULHÍM com temor. Ele clama para a cidade: Ouve, ó povo que te congregas em Yaohúshua-oléym. Estão a chegar exércitos destruidores; é YÁOHU ULHÍM quem os manda. 10Porque os vossos pecados são muito grandes -será que não tem um termo o enriquecerem por meio da fraude? 11As casas dos ímpios estão cheias de balanças e de pesos falseados. Poderia eu dizer "Está bem" a todos os vossos comerciantes que têm pesos falsos e enganosos. Como havia YÁOHU ULHÍM de ser justo, e dizer uma coisa dessas? 12Os vossos homens ricos estão cheios de prosperidade adquirida pela violência e usurpação. O povo está já tão viciado na mentira que nem sabe falar doutra maneira! 13É por isso tudo que comecei a ferir-vos, a assolar-vos por causa dos vossos pecados 14Comerão mas nunca se fartarão; a fome e a miséria permanecerão. Ainda que tentem esforçadamente poupar dinheiro, sempre será insuficiente; o pouco que conseguirem economizar, será dado aos que vos dominam 15Plantarão sementeiras que nunca mais ceifarão; pisarão azeitonas para obter azeite, mas nunca conseguirão nenhum para vocês mesmos; pisarão uvas e nunca terão vinho. 16As únicas ordens a que obedecem são as de Omri; o único exemplo que seguem é o de Acabe. Por isso farei de vocês um terrível exemplo para o mundo inteiro -destruir-vos-ei. Serão alvo de troça de toda a gente. Quando falarem de vocês será com ar de despreso, de riso.

Micha-YAOHU 7
A miséria de Yaoshorúl

1Oy de mim! É tão difícil encontrar uma pessoa justa como achar cachos de uvas e figos depois dos tempos da ceifa: Nem um bago se encontra, nem um só figo. Contudo, como desejo comê-lo! 2Desaparecem os rectos; nem uma só pessoa honesta! São todos assasinos, falsos para com os seus próprios irmãos. 3Lançam-se com ambas as mãos sobre os piores actos, e com que habilidade! Tanto o governante como o juiz, ambos se vendem por suborno. O rico paga-lhe e diz-lhe quem pretende arruinar. E entre eles se arranjam para torcer a justiça 4O melhor de entre eles é como um espinheiro; o mais recto deles tem um comportamento absolutamente distorcido. Mas vem chegando o vosso julgamento; o tempo do vosso castigo está mesmo aí; confusão, destruição, terror será o vosso quinhão. 5Não confiem em ninguém, nem no vosso melhor amigo -nem mesmo na vossa mulher! 6O filho despreza o pai; a filha, a mãe; a nora maldiz a sogra. Sim, os inimigos dos homens encontrar-se-ão no seu próprio lar. 7Quanto a mim esperarei pelo socorro de YÁOHU UL; esperarei que YÁOHU ULHÍM me salve. Ele me ouvirá.

Yaoshorúl será restaurado

8Não se alegrem por causa do que me sucede, ó meus inimigos. Aconteça o que me acontecer, levantarme-ei! Se for envolvido pelas trevas YÁOHU ULHÍM será a minha luz. 9Serei paciente se YÁOHU ULHÍM me castigar, porque pequei contra ele. Mas ele julgará a minha causa e recompensará os meus adversários pelo mal que me têm feito. YÁOHU ULHÍM me tirará das trevas para a luz e verei a sua misericórdia. 10 O meu inimigo verá que YÁOHU ULHÍM é a meu favor e acabará por ter vergonha do mal todo que me fez. "Onde está o teu YÁOHU ULHÍM?", perguntavam eles; e agora vejo-os pisados nas ruas como lama. 11As tuas cidades, ó povo de YÁOHU ULHÍM, serão reconstruídas; serão muito maiores e mais prósperas do que o eram antes 12Cidadãos de muitas terras diferentes virão prestar-te honra -da Assíria até ao Egipto ao Eufrates, dum oceano ao outro, desde as cordinheiras mais longínquas até às montanhas opostas. 13Contudo, antes disso, Yaoshorúl será destruída por causa da grande maldade do seu povo. Oração e louvor
14Ó YÁOHU ULHÍM, vem conduzir o teu povo, apascentar o teu rebanho; fá-los viver em paz e prosperidade; que possam desfrutar de férteis pastagens em Basã e em Gaúliod, tal como no passado.15"Sim", responde YÁOHU ULHÍM, "farei poderosos milagres no meio de ti, semelhantes aos que fiz quando te tirei da escravidão do Egipto. 16Todo o mundo ficará espantado perante aquilo que farei por vocês e ficará envergonhado pelo seu pouco poder. Toda a gente ficará muda de espanto; os seus ouvidos não perceberão outra coisa, senão só isso!"d 17Constatarão como são iguais às serpentes, lambendo o pó; como vermes rastejando para dentro de buracos, donde sairão tremendo, para ir ao encontro de YÁOHU UL. Temê-lo-ão e ficarão espantados. 18Onde haverá outro Criador semelhante a Ti, que perdoa os  pecados dos sobreviventes do Teu povo? Tu não serás capaz de continuar voltado contra o teu povo, porque amas a misericórdia 19Mais uma vez terás compaixão de nós. Esmagarás os nossos pecados debaixo dos pés, lançá-los-ás para o fundo dos oceanos! 20Abençoar-nos-ás tal como prometeste a YÁOHU-caf há muito tempo atrás. Derramarás o teu amor sobre nós, como prometeste ao nosso pai Abruhám!



Nenhum comentário:

Postar um comentário