terça-feira, 11 de outubro de 2011

CARTA DE SHAUL A OHOLYAO EM ÉFESO

CARTA DE SHAUL A OHOLYAO EM ÉFESO

1 

1 De Shaul,
um sholiach(emissário) de YAOHUSHUA hol Mehushkhay, pela vontade de YÁOHUH, aos Yaoshorulitas Kadoshim(separados,santos) que estão em Éfeso, e aos fiéis Yaoshurulitas no Mehushkhay YAOHUSHUA;

2-Favor imerecido seja convosco e shalom da parte de YÁOHUH, nosso Aba, e do Soberano YAOHUSHUA hol Mehushkhay.
3Bendito seja o YAOHUSHUA e aba de nosso Soberano YAOHUSHUA hol Mehushkhay, que nos abençoou com todas as berakot espirituais nos shamayim, no Mehushkhay;
4-Assim como Ele nos escolheu nEle antes da fundação do olam(mundo), a fim de sermos kadoshim(separados,santos) e sem manchas perante Ele em ahava(amor).
5-Havendo nos predestinado para a adoção de filhos, mediante o Próprio YAOHUSHUA hol Mehushkhay, segundo o tov(bom) deleite de Sua vontade;
6-Para o tehilah(louvor) da tiferet(magestade) do Seu favor imerecido, pelo qual Ele nos tornou aceitáveis no Ahuv(amado).
7-No qual temos a geulah(resgate) por meio de Seu dam, o perdão de pecados, de acordo com as riquezas de Seu favor imerecido;
8-Que Ele abundantemente transbordou sobre nós em toda a chochmah(entendimento) e binah;
9-Tendo portanto nos concedido o conhecimento do sod(segredo) da Sua vontade, segundo o seu tov(bom) prazer, que Ele propôs de Si mesmo.
10-A fim de que, na ministração da plenitude dos tempos, Ele pudesse reunir como uma só, todas as coisas no Mehushkhay, tanto as que estão nos shamayim(céus), como as que estão na eretz(terra), nEle;
11-No qual também temos obtido uma herança, sendo predestinados, segundo o propósito dAquele que opera todas as coisas segundo o conselho de Sua própria vontade.
12-Para que fôssemos tidos como tehilah(louvor) de Sua tiferet(magestade), nós que fomos os primeiros a confiar no Mehushkhay.
13-Em quem vós também confiastes, depois que ouvistes a palavra da emet(verdade), a Besorah(boa nova) da vossa salvação, em que também, depois que crestes, fostes portanto selados com o Rukha Hakodesh da promessa;
14-O qual é o sinal de YÁOHUH referente à nossa futura herança, até a geulah(resgate) da redenção, dos nossos corpos, para o tehilah(louvor) da Sua tiferet(magestade).
15-Portanto depois que ouvi acerca de vossa emunah no Soberano YAOHUSHUA, e de vosso ahava(amor) para com todos os Yaoshurulitas Kadoshim(separado,santo);
16-Não cessei de dar louvores ao PAI por vós, fazendo menção de vós em minhas tefilot(preces);
17-Para que o YAOHUSHUA de nosso Soberano YAOHUSHUA hol Mehushkhay, o aba(PAI) de tiferet(magestade), possa vos conceder o Rukha de chochmah(entendimento) e de revelação no da’at dEle.
18-De modo que, os olhos do vosso lev(coração), uma vez sendo iluminados, haveis de saber qual é a tikvah(esperança) do Seu chamado, e quais as riquezas da tiferet(magestade) de Sua herança nos Yaoshurulitas Kadoshim(separados,santos);
19-E qual a excedente grandeza do Seu poder para nós, os que cremos, segundo o operar do Seu poder eficaz.
20-O qual operou Ele no Mehushkhay, quando Ele O ressuscitou dentre os mortos e O fez assentar à Sua mão direita nos shamayim.
21-Acima de todo principado, poder, força, domínio e de todo o nome que se possa invocar, não somente no olam(mundo) hazeh, mas também no olam haba(mundo que virá).
22-E colocou todas as coisas debaixo de Seus pés, e O deu, para que fosse o cabeça sobre todas as coisas na Congregação Yaoshurulita.
23-A qual é o Seu corpo, a completa expressão dAquele que a tudo preenche em tudo.


2   
1-E a vós, Ele vos tornou vivos, visto que estávam mortos em transgressões e pecados;
2-Nos quais em tempos passados andastes segundo o curso deste olam(mundo), conforme o príncipe da potestade do ar, o Rukha que agora opera nos filhos dos que quebram a Torah;
3-Entre os quais também todos nós em tempos passados, costumávamos ter a nossa conduta na concupiscência da nossa carne, cumprindo os desejos da nossa carne e da mente, e fomos por natureza filhos da ira, assim como foram os outros.
4-Mas YÁOHUH que é rico em rak-hamim(compaixão), por causa do Seu grande ahava(amor), mediante o qual Ele teve ahava(amor) por nós;
5-Mesmo quando nós ainda estávamos mortos em nossos pecados, nos fez viver juntamente com o Mehushkhay – pelo favor imerecido sois salvos.
6-E nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar com Ele nos lugares celestiais, no Mehushkhay YAOHUSHUA;
7-A fim de que no olam haba(mundo que virá), Ele pudesse mostrar as riquezas excedentes de Seu favor imerecido, em hesed(clemencia) para conosco, mediante o Mehushkhay YAOHUSHUA.
8-Porque pelo favor imerecido sois salvos, pela emunah, e isto não procede de vós, mas é dom de YÁOHUH;
9-Não mediante nossos mitzvot(mandamentos), para que nenhum homem se exalte;
10-Porque nós somos a Sua obra-prima, recriados no Mehushkhay YAOHUSHUA para tovim mitzvot(mandamentos), os quais YÁOHUH ordenou de antemão, para que os executássemos, sendo pois o nosso halachah(ensinamento).
11-Portanto lembrai de que vós éreis em tempos passados, gentios na carne, que fostes chamados incircuncisos por aqueles auto-denominados de Brit-Milah(circuncisão) na carne, realizando-a por mãos humanas.
12-Naquele tempo vós estáveis sem o Mehushkhay, sendo excluídos como gerim(prosélitos), dos concertos da promessa, estranhos à Comunidade de Yaoshorul, não tendo tikvah(esperança), e sem YAOHUSHUA no olam hazeh;
13-Mas agora no Mehushkhay YAOHUSHUA, vós que outrora estavam longe, fostes aproximados pelo dam do Mehushkhay;
14-Porquanto Ele é a nossa shalom, o qual de ambos tornou em echad(um), e derribou a parede que estava no meio da separação que havia entre nós.
15-Tendo abolido na Sua carne a inimizade, a saber, a lei das ordenanças contidas nos dogmas humanos, para fazer dos dois, nEle Próprio, um só homem renovado, assim fazendo a shalom.
16-E assim Ele pudesse reconciliar a ambos para YÁOHUH em um só corpo, mediante ao madeiro de execução, tendo aniquilado por ele a inimizade.
17-E vindo, proclamou a shalom a vós que estavam longe e aos que estavam perto.
18-Porquanto por intermédio dEle, ambos temos acesso ao aba pelo Rukha.
19-Agora pois não sois mais gerim(prosélitos) e estrangeiros, mas sim cidadãos junto com os Yaoshorulitas Kadoshim(separados,santos), formando a família de YÁOHUH, a Bayit(casa) de Yaoshorul.
20-A Bayit(casa) de Yaoshorul está edificada sobre o alicerce dos shlichim(emissários)(emissários)e dos neviim(profetas), sendo o Próprio YAOHUSHUA hol Mehushkhay, a Rosh Pina(cabeça de esquina);
21-No qual toda a Bayit(casa), estando bem unida cresce para a kadosh(separado,santo) Bayit(casa) HaMikdash em YÁOHUH;
22-No qual vós também estais sendo edificados juntamente, como a Bayit(casa) HaMikdash de YAOHUSHUA pelo Rukha.

3
1-Por esta causa, eu Shaul, sou prisioneiro de YAOHUSHUA hol Mehushkhay, constituído para as nações.
2-Se bem que tendes ouvido acerca da ministração do favor imerecido de YÁOHUH que foi dado a mim, em favor de vós.
3-Visto que por revelação, Ele me fez conhecer o sod(segredo) conforme eu escrevi antes, em poucas palavras.
4-De modo que, quando ledes isto, podeis compreender meu da’at(conhecimento) voltado para o sod(segredo) do Mehushkhay;
5-O qual em outros olamim(mundos) não tornou-se conhecido aos filhos dos homens, como Ele mesmo agora é revelado aos Seus kadoshim(separados,santos) shlichim(emissários)(emissários)e neviim(profetas) pelo Rukha;
6-Para que as nações se tornem co-herdeiras, unidas pela shalom, no mesmo corpo e participantes da Sua promessa no Mehushkhay mediante a Besorah(boa nova).
7-Da qual fui estabelecido como eved(servo), de acordo com o dom do favor imerecido de YÁOHUH que foi dado à mim pela operação do Seu poder.
8-À mim, que sou o menor de todos os Yaoshorulitas Kadoshim(separados,santos), este favor imerecido me foi dado, a fim de que eu proclamasse entre as nações as riquezas insondáveis do Mehushkhay;
9-E para que todos os homens enxergassem qual o propósito da ministração deste mistério, que desde o princípio do olam(mundo) se manteve encoberto em YÁOHUH, que criou todas as coisas, por meio de YAOHUSHUA hol Mehushkhay.
10-Visto que a intenção que ocorre agora, mediante a Congregação Yaoshorulita(Yaoshurulita) coligada, os principados e autoridades nos shamayim, possam aprender a multiforme chochmah(entendimento) de YÁOHUH.
11-De acordo com o infinito propósito que Ele introduziu pelo Mehushkhay YAOHUSHUA, nosso Soberano;
12-Em quem temos confiança e acesso com segurança pela emunah nEle.
13-Portanto desejo que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, que é a vossa tiferet(magestade).
14-Por esta causa, eu curvo meus joelhos perante o aba de nosso Soberano YAOHUSHUA hol Mehushkhay.
15-De quem toda mishpacha(família) tanto nos shamayim como sobre a terra, recebe o Nome;
16-Para que, segundo as riquezas da Sua tiferet(magestade), Ele vos conceda que sejais fortalecidos com poder, por meio do Seu Rukha no homem interior.
17-A fim de que o Mehushkhay possa habitar em vossos levavot(corações) pela emunah, uma vez que, estando vós arraigados e fundamentados no ahava(amor);
18-Sejais aptos para compreender com todos os Yaoshorulitas Kadoshim(separados,santos) qual a largura, comprimento, profundidade e altura;
19-Para conhecerdes o ahava(amor) do Mehushkhay, que ultrapassa o da’at(conhecimento) humano, para que vós possais se encher de toda a plenitude de YÁOHUH.
20-Ora, Àquele que é capaz para fazer coisas muitos maiores e abundantes, acima de tudo o que nós pedimos ou pensamos, segundo o poder que está operando em nós.
21-A Ele seja a tiferet(magestade) na Congregação Yaoshorulita, mediante o Mehushkhay YAOHUSHUA ao longo de todas as olamim(mundos), le-olam-va-ed(univenso). ASSIM SEJA.

4
1-Eu portanto, um prisioneiro de YAOHUSHUA, rogo-vos que o vosso halacha(ensinamento) seja digno da posição a que vós fostes chamados.
2-Com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em ahava(amor).
3-Estando desejosos por guardar a unidade do Rukha no vínculo da shalom.
4-Há apenas um corpo e um Rukha, assim como fostes convocados numa mesma tikvah(esperança) do vosso chamado.
5-Há um Soberano YÁOHUH, uma só emunah, um só mikvah(imersão);
6-Um só YAOHUSHUA e Aba de todos nós, o qual está acima de todos nós, e é por todos nós e está em todos vós.
7-Mas a cada um de nós, é dado o favor imerecido, segundo a medida do dom do Mehushkhay.
8-Esta é a razão porque diz: Quando Ele subiu às alturas, Ele levou cativo o cativeiro, e deu dons do Rukha aos homens.
9-Ora, haja vista que Ele subiu, e isto significa que Ele também primeiro desceu até as partes mais baixas da terra?
10-Aquele que desceu é o mesmo que também subiu acima de todos os shamayim, a fim de que pudesse encher todas as coisas.
11-E Ele concedeu uns para shlichim(emissários), e outros para neviim(profetas), e outros para proclamadores, e outros para roehim(apascentadores ) e morim(professores);
12-Buscando o aperfeiçoamento dos Yaoshorulitas Kadoshim(separados,santos), reservado aos mitzvot(mandamentos) do serviço, para a reedificação do corpo do Mehushkhay;
13-Até que todos nós cheguemos à unidade nacional em emunah, e ao pleno da’at(conhecimento) do Filho de YÁOHUH, tornando-nos em um homem maduro e perfeito, segundo a mesma medida e a mesma estatura da plenitude que há no Próprio Mehushkhay.
14-Para que não mais sejamos meninos, indo ao redor, e levados por todo vento de instrução, pelas tramas dos homens e inteligência humana, utilizadas por aqueles que ficam a espreita para vos enganar.
15-Mas, falemos a emet(verdade) em ahava(amor), para que possamos progredir e crescer, por meio dAquele que é o Rosh(cabeça) de kol(todo) Yaoshorul, a saber, o Mehushkhay.
16-De quem todo o corpo ajustado e combinado mediante o que toda junta se completa, segundo a atuação de cada membro, compartilhando com veemência, acarretando o crescimento do corpo, para a sua própria edificação no ahava(amor).
17-Isto portanto, eu vos afirmo e testifico em YÁOHUH, que de agora em diante não vos conduza em vosso halacha como os outros, tal como os gentios que andam segundo a vaidade dos seus pensamentos.
18-Pois o binah deles se mantém obscurecido, estando alienados à chayim(vidas) de YAOHUSHUA mediante a ignorância que há neles, por causa da cegueira do seu lev.
19-Os quais permanecendo nos anseios de outrora, tendo sido entregues a si mesmos à indecência, para praticarem toda a imundícia com cobiça;
20-Mas vocês não instruíram vossa chayim no Mehushkhay deste modo.
21-Se é que O tendes ouvido, e por Ele fostes instruídos, conforme a emet(verdade) que reside em YAOHUSHUA.
22-A fim de que vos separeis, em relação a chayim que vocês viviam do velho homem, que se degenera com luxúrias enganosas.
23-E para que vos renoveis no Rukha de vosso pensamento.
24-E vos revistais do homem renovado, que segundo YAOHUSHUA é recriado em tzedakah(justiça) e verdadeira separação.
25-Portanto, dispensando a mentira, fale cada homem a emet(verdade) para com seu próximo, porquanto somos membros uns dos outros.
26-Ao dar lugar à ira, não pequeis, e não deixem que o sol se ponha sobre vossa ira.
27-Nem deis oportunidade a s. a. tan, nem lhe deis brecha.
28-Aquele que furtava, não furte mais, antes, que este trabalhe, produzindo com suas mãos aquilo que for tov, para que possa ter alguma coisa para dar ao que necessita.
29-Não saia da vossa boca lashon hara, mas aquilo que for tov e útil para a edificação, para que conceda berakot aos que ouvem.
30-E causeis tristeza ao Rukha Hakodesh de YÁOHUH, pelo qual vós fostes selados para o Yom HaGeulah(resgate).
31-Lançai fora do vosso meio toda amargura, indignação, ira, gritaria e lashon hara, juntamente com toda malícia.
32-E sede bondosos para com os outros, perdoando-vos uns aos outros, como também YÁOHUH, por causa do Mehushkhay, já vos perdoou.

5
1-Sede portanto seguidores de YÁOHUH, como filhos queridos;
2-E tende um halacha de ahava(amor), como o Mehushkhay teve ahava(amor) por nós e se entregou a Si mesmo por nós, como oferta de sacrifício a YÁOHUH como uma fragrância suave.
3-Mas a fornicação, toda a impureza ou a avareza, não seja nomeada sequer uma vez entre vós, como é conveniente aos Kadosh(separado,santo)im, em Yaoshorul;
4-Nem proferindo maldições, nem com conversas corruptíveis, nem com insultos, nem mesmo useis de gracejos imorais, visto que nenhuma destas coisas são necessárias, antes em vez disto, oferecei dádivas de hodu.
5-Porquanto sabei isto: Nenhum fornicário, nenhuma pessoa imunda, nenhum cobiçoso, ninguém que seja idólatra, tem qualquer herança no malchut do Mehushkhay e de YÁOHUH.
6-Ninguém vos engane com palavras sem significado, visto que, por causa dessas coisas, vem a ira de YÁOHUH sobre os filhos da desobediência.
7-Não participem destas coisas com eles.
8-Pois vocês eram uma vez trevas, mas agora vocês estão na Or de YÁOHUH e tendes vosso halacha como filhos da Or.
9-Porque os frutos da Or são encontrados na hesed(clemencia) e na tzedakah(justiça) e na emet(verdade).
10-Aprendei a discernir o que é aceitável a YÁOHUH.
11-E não tenhais chavurah com as obras infrutíferas das trevas, porém antes condenai-as.
12-Porquanto é vergonhoso falar àquelas coisas antigas que eles fazem em secreto.
13-Mas todas as coisas que estão debaixo da condenação, se tornam manifestas pela Or, pois tudo que se desvenda é manifesto pela Or.
14-Pois Ele disse: Desperta tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e o Mehushkhay te dará Or.
15-Vede pois, que vosso halachah(ensinamento) seja detalhado e mantende-vos sob alerta, não procedendo como insensatos, mas como sábios.
16-Tirando proveito do tempo e aproveitando a oportunidade que vos é concedida, porque os dias são maus.
17-Não sejais insensatos, mas compreendei qual a vontade de YÁOHUH.
18-E não vos embebedeis com o vinho, no qual há excesso, mas estejam cheios do Rukha.
19-Falando entre vós mesmos com tehilim(salmos) e shirim(cânticos) de tehilah(louvor) e shirim(cânticos) de Rukhaim(espirituais), cantando e fazendo louvores de vosso lev(coração) ao Soberano YÁOHUH.
20-Dando sempre hodu por todas as coisas ao Aba YÁOHUH, no Nome de nosso Soberano YAOHUSHUA hol Mehushkhay.
21-Sujeitando-vos uns aos outros no temor de YÁOHUH.
22-Esposas, sede submissas aos seus próprios maridos, como se fossem a YAOHUSHUA.
23-Porque o marido é o cabeça da esposa, assim como o Mehushkhay é o Cabeça da Congregação Yaoshorulita, e Ele é o Salvador do corpo.
24-Portanto, assim como a Congregação Yaoshurulita está sujeita ao Mehushkhay, assim sendo, as esposas sejam em tudo sujeitas a seu próprio marido.
25-Maridos, tenham ahava(amor) por vossas esposas, assim como o Mehushkhay também teve ahava(amor) pela kahal(multidão) Yaoshorulita, e se entregou a Si mesmo por ela.
26-A fim de que Ele pudesse separá-la e purificá-la, mediante a lavagem de mayim pela palavra;
27-Para que Ele pudesse apresentá-la a Sí mesmo, como a Congregação Yaoshurulita formosa, sem ter manchas ou rugas, ou qualquer outra coisa, mas sim, devendo ser kadosh(separado,santo) e sem manchas.
28-De modo semelhante a este, os homens devem se doar por suas esposas, do mesmo modo que ao seu corpo. Aquele que se doa a sua esposa, doa a si mesmo.
29-Porque ninguém todavia odiou a sua própria carne, mas a alimenta e a abriga, assim como YAOHUSHUA procedeu para com a Congregação Yaoshurulita.
30-Porquanto somos membros do Seu corpo, da Sua carne e dos Seus ossos.
31-Por causa disto, o homem deixará o aba(pai) e a sua íma(mãe), e se unirá a sua esposa, e os dois serão basar-echad(como 1).
32-Este é um grande sod(segredo), mas eu falo em relação ao Mehushkhay e à Congregação Yaoshorulita.
33-Porém cada um de vós como indivíduos, também se doe a sua esposa como a si mesmo, e a esposa cuide para que respeite ao seu marido



6
1-Filhos, obedecei a vossos pais no Soberano, porque isto é justo perante YÁOHUH.
2-Honra a teu aba(pai) e a tua íma(mãe) – que é o primeiro mandamento com promessa;
3-Para que tudo possa estar bem contigo, e possas ter vida longa na terra.
4-Pais, não provoqueis a ira aos vossos filhos, mas educai-os na Torah e na admoestação do Soberano.
5-Avadim(servos), sede obedientes aos vossos amos segundo à carne, com temor e tremor, na sinceridade de lev(coração), como ao Mehushkhay.
6-Não servindo ao que pelos olhos aparentam, como os hipócritas, mas como avadim(servos) do Mehushkhay, fazendo de lev(coração), a vontade de YÁOHUH;
7-De tov(boa) vontade, fazendo o serviço em favor dos homens, como a YÁOHUH e não para os homens.
8-Sabendo que toda coisa tov(boa) que alguém fizer, o mesmo receberá de YÁOHUH, quer seja um eved(servo), quer seja livre.
9-E vós mestres, fazei as mesmas coisas para com eles, refreai-vos de ameaçá-los, sabendo que vosso próprio Soberano YÁOHUH está nos shamayim, visto que para com Ele, não há parcialidade alguma.
10-Finalmente meus irmãos Yaoshorulita(Yaoshurulita)s, sede fortalecidos em YÁOHUH, e na força do Seu poder;
11-Vistam-se de toda a armadura de YAOHUSHUA, para poderdes estar preparados, firmando-vos contra as estratégias do INIMIGO.
12-Porque não lutamos contra a carne nem o dam(sangue), mas contra os principados, contra autoridades, contra os principados das trevas deste olam(mundo), contra a maldade espiritual nos lugares altos.
13-Assim sendo, tomai toda a armadura de YAOHUSHUA, para poderdes estar aptos para resistirdes no dia mau e, tendo feito tudo, vos firmardes, permanecendo assim cada vez mais;
14-Firmai-vos pois, tendo vossos lombos cingidos com a emet(verdade), e tendo sobre vosso peito, a couraça da tzedakah(justiça).
15-E que vossos pés sejam providos da preparação da Besorah(boa nova) da shalom.
16-Acima de tudo, tomais o escudo da emunah, com o qual estareis aptos a extinguir todas as setas inflamadas do malígno.
17-E tomai o capacete da salvação e a espada do Rukha, que é a Palavra de YÁOHUH.
18-Fazendo sempre tefilot, com toda intercessão e súplica no Rukha, e vigiando no Rukha, com toda perseverança e rogando por todos os Yaoshurulita Kadosh(separado,santo)im.
19-E por mim, para que me seja dada as palavras, a fim de que eu possa abrir a boca ousadamente, fazendo conhecido o sod(segredo) da Besorah(boa nova).
20-Pela qual eu sou um emissário em prisões, para que em prisão eu possa falar ousadamente, como me é cabível falar.
21-Mas, para que também possais saber quanto a meus afazeres, e quanto ao que estou fazendo, Tichikos, um ahuv(amado) irmão Yaoshorulita(Yaoshurulita) e fiel eved(servo) no Soberano, vos fará saber todas as coisas.
22-O qual vos enviei, com o mesmo propósito, no intúito de poderdes tomar conhecimento de nossos afazeres e ele poder consolar vossos levavot(corações).
23-Shalom seja com os irmãos Yaoshorulitas, e o ahava(amor) com emunah, da parte do Aba YÁOHUH e do Soberano YAOHUSHUA hol Mehushkhay.
24-O favor imerecido seja com todos os que se doam por nosso Soberano YAOHUSHUA hol Mehushkhay, com sinceridade. Assim seja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário