quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Molaokhí

Molaokhí

 Molaokhí 1
O amor de YÁOHU ULHÍM pelo seu povo

1Esta é a mensagem de YÁOHU UL a Yaoshorúl, comunicada pela boca do profeta Molaokhí: 2-3"Eu amei-vos!", diz YÁOHU ULHÍM, responderam vocês: "Como e quando é que nos amaste?""Mostrei-vos o meu amor amando o vosso pai YÁOHU-caf. Rejeitei o seu próprio irmão Esaú, e destruí a montanha e a herança de Esaú para a dar aos chacais no deserto. 4Ainda que os seus descendentes digam: 'Tornaremos a reconstruir sobre ruínas', YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais retorquir-lhes-á: Tentem, se assim quiserem, mas tornarei a destruí-la. Porque a sua terra foi chamada pelo YÁOHU ULHÍM terra da maldade, e o povo chama-se povo sob a cólera de YÁOHU ULHÍM. 5Ó Yaoshorúl, levanta os olhos e vê o que YÁOHU ULHÍM está a fazer em todo o mundo. Então dirão vocês: 'Verdadeiramente o grande poder de YÁOHU UL manifestou-se para além das nossas fronteiras!'

Sacrifícios imundos

6Um filho honra o seu pai; um servo honra o seu chefe. Eu sou vosso pai e vosso Criador Eterno e contudo os intermediários não me prestam honra nenhuma; antes desprezam o meu Shúam (Nome). Dizem vocês: 'Quando é que desprezamos o teu Shúam (Nome)?' 7Quando oferecem sacrifícios imundos no meu altar.'Sacrifícios imundos? Alguma vez fizemos uma coisa dessas?'Sim, sempre que dizem: 'Não se incomodem em trazer qualquer coisa de muito valiosa para oferecer a YÁOHU ULHÍM!' 8Vocês aconselham ao povo: 'Um animal coxo chega bem para oferecer no altar de YÁOHU UL mesmo que seja doente ou cego'. E ousam ainda afirmar que isto não é mal? Façam o mesmo com o vosso governador -tentem dar- lhe de presente um animal assim -e verifiquem se fica satisfeito! 9'YÁOHU ULHÍM tenha piedade de nós', suplicam vocês. 'Seja a sua misericórdia sobre nós!' Mas quando trazem ofertas desse tipo, como vos poderá ele mostrar algum favor? 10Oh, quem me dera encontrar no vosso meio um intermediário que feche as portas e recuse aceitar esse tipo de sacrifício. Não tenho prazer em vocês, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais, e não aceitarei as vossas ofertas. 11Mas o meu Shúam (Nome) será honrado pelas nações, do Oriente ao Ocidente. Em todo o mundo oferecerão sacrifícios agradáveis de incenso e ofertas puras em honra do meu Shúam (Nome), o qual se tornará grande entre nações, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. 12Mas vocês desonram-no dizendo que o meu altar não é digno de muita importância, e encorajam o meu povo a trazer-me animais aleijados, doentes, para mos oferecer nele. 13Dizem vocês: 'Oh, é tão difícil servir YÁOHU ULHÍM e fazer o que ele pede'. E viram a cara aos mandamentos que vos deu para cumprirem.Ponderem! Animais roubados, coxos e doentes, oferecidos a YÁOHU ULHÍM! Poderia eu aceitar tais ofertas?, pergunta YÁOHU ULHÍM. 14Maldito o homem que promete um belo animal do seu rebanho e acaba por substituí-lo por outro, doente, para o sacrificar a YÁOHU ULHÍM. Eu sou um grande rei, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. O meu Shúam (Nome) é para ser profundamente reverenciado entre os Gentíles.

Molaokhí 2
Aviso aos intermediários

1Ouçam, ó intermediários, este aviso que vos dá YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais: 2Se não modificarem a vossa conduta e não derem glória ao meu Shúam (Nome), mandar-vos-ei uma terrível punição e em vez de vos dar bênção, como gostaria de fazer, voltar-me-ei contra vocês com maldição. Na verdade, até já vos amaldiçoei, porque não levaram a sério as coisas que reputo por mais importantes. 3Repreenderei os vossos filhos e espalharei sobre as vossas faces o esterco desses animais que me ofereceram. Afastar-vos ei como se faz ao estrume. 4Por fim saberão que fui eu quem vos mandou este aviso para tornarem a obedecer às leis que dei ao vosso pai Leví, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. 5 O propósito dessas leis era de dar vida e paz, e de mostrar reverência e temor por mim, obedecendo-lhes 6Ele passou ao povo toda a verdade que recebeu de mim. Não mentiu, não enganou; andou na minha presença, vivendo de forma justa e reta, desviando muitos dos caminhos do pecado. 7Dos lábios dos intermediários deveria escorrer o conhecimento de YÁOHU ULHÍM, de forma a que o povo aprendesse as leis de YÁOHU UL. Os intermediários são mensageiros de YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais; os homens deveriam vir ter com  eles para obterem diretivas. 8Mas vocês, não é assim que fazem! Abandonaram os caminhos de YÁOHU ULHÍM. As vossas diretivas levaram muitos a caírem no pecado. Vocês distorceram a aliança com Leví, e tornaram-na numa farsa grotesca, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais 9Por isso vos fiz desprezíveis aos olhos do povo todo; porque não quiseram obedecer-me, usaram de parcialidade para com os vossos favoritos que quebraram a lei sem serem castigados.

YAOHÚ-dah é infiel

10Somos filhos do mesmo pai, Abruhám; fomos criados pelo mesmo YÁOHU ULHÍM. Apesar disso somos desleais uns para com os outros, violando a aliança que nossos pais celebraram! 11Em YAOHÚ-dah, em Yaoshorúl, em Yaohúshua-oléym, apenas se vê engano, porque a gente de YAOHÚ-dah profanou o santo e querido Templo de YÁOHU ULHÍM, casando com mulheres gentias adoradoras de ídolos 12Que YÁOHU ULHÍM extirpe da sua aliança, completamente, todos aqueles, intermediários ou não, que tenham feito tal coisa! 13E ainda cobrem o altar com lágrimas, porque YÁOHU ULHÍM não dá mais atenção às vossas ofertas, e não recebem nenhuma bênção dele. 14'Porque é que YÁOHU ULHÍM nos abandonou?', gritam vocês. Dir-vos-ei porquê. É porque ele tem sido testemunha da vossa deslealdade para com as mulheres que vos tinham sido fiéis através dos anos, as companheiras a quem prometeram cuidados e proteção. Vocês uniram-se a elas pelo YÁOHU ULHÍM. 15Nos justos planos de YÁOHU ULHÍM, quando casaram, os dois tornaram-se num só, aos seus olhos. E que pretende YÁOHU ULHÍM? Filhos saídos da vossa união que andem nos seus caminhos. Por isso, guardem as vossas paixonites! Sejam fiéis à mulher da vossa mocidade. 16Porque YÁOHU ULHÍM, o Criador Eterno de Yaoshorúl, diz que repudia o divórcio assim como aquele que se cobre de violência como uma roupa. Portanto, tenham cuidado convosco -não sejam infiéis às vossas mulheres.

O dia do juízo

17Têm desgostado, YÁOHU ULHÍM com as vossas palavras.'Desgostado, nós? Como é que o desgostamos?'É quando dizem que praticar o mal, aos olhos de YÁOHU UL, vem a dar no mesmo que praticar o bem, e que é dos que fazem o mal que YÁOHU ULHÍM se agrada, no fundo. E depois acabam por exclamar: 'Onde estará YÁOHU ULHÍM de justiça?'

Molaokhí 3

1Escutem: enviarei o meu mensageiro perante mim, para me preparar o caminho. E então, YÁOHU ULHÍM a quem buscam virá de repente ao seu Templo; o mensageiro da aliança, a quem vocês desejam. Sim, ele virá com toda a certeza, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. 2Mas quem poderá sobreviver quando ele aparecer? Quem poderá suportar a sua vinda? Porque é como um fogo flamejante, refinando o metal precioso e branqueando o mais sujo vestuário! 3Tal como um perito em refinar a prata, sentar-se-á, observando cuidadosamente, enquanto a escória vai escorrendo. Purificará os Levítas, os serventes espirituais de YÁOHU ULHÍM, purificando-os como o ouro e a prata, para que possam fazer o trabalho de YÁOHU ULHÍM com corações puros. 4Então, uma vez mais, YÁOHU ULHÍM terá prazer nas ofertas que lhe sejam trazidas pelo povo de YAOHÚ-dah e de Yaohúshua-oléym, tal como antes 5Nesse tempo os meus castigos serão rápidos e certos; mover-me-ei destramente contra os que praticam bruxarias, contra os adúlteros, contra os mentirosos, contra todos os que enganam os seus empregados, que oprimem as viúvas e os órfãos, que desfraldam os estrangeiros e que não me temem, diz YÁOHU UL Tzavulyáo, o Criador Eterno celestiais.

Roubando YÁOHU ULHÍM

6Porque Eu sou YÁOHU ULHÍM -não mudo. Por isso é que vocês ainda não foram totalmente destruídos. 7Ainda que tenham feito troça das minhas leis logo desde os primeiros tempos, mesmo assim, ainda podem voltar para mim, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. Venham e vos perdoarei a vocês dizem: 'Nós nunca te abandonamos!' 8Poderá um homem roubar YÁOHU ULHÍM? Com certeza que não! Mas vocês roubam me.' Que quer isso dizer? Como é que te roubamos?'Nos dízimos e nas ofertas que me devem 9E assim a terrível maldição de YÁOHU ULHÍM recai sobre vocês, porque é toda a nação que me tem roubado. 10Tragam todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja alimento suficiente no meu Templo. Se assim fizerem, abrirei as janelas do céu e derramarei bênção tão abundante sobre vocês que nem sequer arranjarão espaço para a receber! Experimentem! Deixem-me que vos dê prova disso! 11As searas serão abundantes porque as preservarei dos insetos e das pragas. As vinhas não secarão antes das vindimas, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais 12Todas as nações vos chamarão abençoados, porque a terra espalhará felicidade. Isto é o que vos promete YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. 13A vossa atitude para comigo tem sido de altivez e arrogância, diz YÁOHU ULHÍM. Mas vocês dizem: 'Que queres dizer com isso? O que é que foi que dissemos contra ti?' 14Prestem atenção! Vocês dizem assim: 'É uma coisa inútil e sem sentido o adorar YÁOHU ULHÍM e obedecer-lhe. Para que serve cumprir os seus mandamentos, lamentarmo-nos e arrependermo-nos pelos nossos pecados? 15Portanto daqui em diante, quanto a nós: Abençoados serão os soberbos! Porque os que praticam o mal prosperam, e os que ousam enfrentar os castigos divinos, escapam.' 16Então os que temeram e amaram YÁOHU ULHÍM falaram dele, uns aos outros. E num livro de memorial, diante de YÁOHU ULHÍM, foram registados os nomes dos que o temem e centram nele o seu pensamento. 17Serão meus, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. Nesse dia serão como o meu tesouro particular. Poupá-los-ei como um homem poupa o seu filho obediente e fiel. 18Verão então a diferença que YÁOHU ULHÍM faz entre os justos e os ímpios, entre os que o servem e os que o não servem.

Molaokhí 4
O dia de YÁOHU UL


1Atenção, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais, o dia do juízo está a chegar, ardendo como uma fornalha. O soberbo e o malvado arderão como palha; consumidos como uma árvore em labaredas -raízes e tudo arderá. 2Mas para os que reverenciam o meu Shúam (Nome), nascerá o sol da justiça, que trará cura nos seus raios. Sairão, saltando como bezerros pastando, libertos do estábulo. 3E pisarão os ímpios como cinzas debaixo dos pés, diz YÁOHU UL Tzavulyáo celestiais. 4Lembrem-se de obedecer às leis que dei a todo o Yaoshorúl por intermédio de Mehushúa, o meu servo, no Monte Horeb. 5Mandarei-vos outro profeta semelhante a Uli-YÁOHU antes que venha o grande e terrível dia do julgamento de YÁOHU UL. 6A sua pregação tornará a juntar novamente pais e filhos, para que tenham um só coração, uma só mente. E saberão que, se não se arrependerem, virei e a sua terra será completamente destruída pela maldição".

Um comentário:

  1. Muito obrigada, pela oportunidade de poder as Escrituras sem a contaminação dos dos nomes blasfemados.
    Que o nosso Pai Eterno continue te abençoando.
    A paz do nosso Yaohushua!

    ResponderExcluir