terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tessalonicenses 1 e 2

Tessalonicenses


1 Tessalonicenses 1

1Shaúl, Siloáhn e YÁOHU-tam, à Oholyáo de Tessalónica, em comunhão com YÁOHU ABí e com o Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, fazem votos que o favor imerecido e shalom sejam convosco.
2Vocês todos são para nós um motivo de constante gratidão a YÁOHU UL, e sempre vos nomeamos nas nossas orações;5 3nunca nos esquecemos da actividade que a emunáh vos inspira, de todo o vosso trabalho feito por ohav Yaohúshuahee, da vossa persistência na esperança no nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY. 4Nós sabemos, queridos irmãos, que foi YÁOHUH UL quem vos escolheu. 5E a Mensagem Gloriosa que vos anunciámos não vos foi comunicado apenas por meio de simples palavras, mas com poder e pelo RÚKHA hol-HODSHÚA, produzindo uma grande certeza no vosso espírito. Vocês sabem como é que as nossas vidas foram no vosso meio, e por ohav de vocês. 6Consequentemente tornaram-se nossos imitadores, seguindo o modelo de vida que YÁOHUH UL vos comunicou. Foi no meio de muitas tribulações que vocês receberam a palavra, e com a alegria do RÚKHA hol-HODSHÚA, 7de tal forma que vocês
mesmos se tornaram num exemplo para todos os crentes da Macedónia e da Acaia. 8Na verdade por vosso intermédio a palavra de YÁOHUH UL se espalhou por essas duas regiões, como também em muitos outros
sítios a vossa emunáh em YÁOHUH UL se tornou conhecida. Até nem precisamos de falar dela às pessoas, 9 pois elas próprias testemunham de como fomos recebidos por vocês e como se converteram a YÁOHUH UL e abandonaram os ídolos para servirem YÁOHUH UL vivo e verdadeiro. 10E elas falam da vossa esperança no regresso dos shua-ólmayao do ha-BOR de YÁOHUH UL -YAOHÚSHUA, a quem YÁOHU ABí ressuscitou da morte. Foi ele quem nos livrou do julgamento futuro.

1 Tessalonicenses 2

1Vocês bem sabem, irmãos, que a nossa passagem no vosso meio não foi de forma alguma inútil 2Embora tenhamos sofrido e sido maltratados em Filipos, como se lembram, YÁOHUH UL deu-nos ousadia para vos pregar a Mensagem Gloriosa, apesar da oposição que se levantava. 3E a nossa pregação não foi feita com segundas intenções, nem por motivos ardilosos ou com o desejo de tirar proveitos pessoais. 4Nós fomos considerados por YÁOHUH UL como sendo dignos de transmitir a mensagem da Mensagem Gloriosa que nos foi confiada; e isso fazemos sem cuidar em agradar às pessoas, mas sim a YÁOHU UL, que conhece os nossos corações. 5Vocês puderam verificar como nunca usamos de palavras lisonjeiras, a fim de
beneficiarmos de ajudas em nosso proveito. YÁOHUH UL é testemunha disso. 6E nunca procuramos os louvores do público que nos ouvia, quer fossem vocês mesmos ou outros. 7É verdade que, como representantes de hol-MEHUSHKHÁY, teríamos direito a exigir qualquer coisa de vocês. Mas não: nós, no vosso meio, fomos antes como uma mãe para com os seus filhos, fomos cheios de cuidados. 8De tal forma queríamos o vosso bem que até, para além de vos darmos a boa nova de YÁOHU UL, vos daríamos
também as nossas próprias vidas, pois vocês nos eram muito queridos. 9Recordam-se, irmãos, de todo o nosso trabalho e canseira? Trabalhamos noite e dia a fim de não nos tornarmos pesados a ninguém, enquanto vos anunciávamos a Mensagem Gloriosa de YÁOHU UL. 10Vocês -e YÁOHUH UL também –são testemunhas da forma separada, justa e irrepreensível como nos comportamos para convosco os que creram. 11-12E viram como vos exortamos e encorajamos, como faria um pai aos seus próprios filhos, para que a vossa conduta honrasse YÁOHU UL, o qual vos levará para o seu domínio do Shuaolmayao, para partilharem da sua magestade. 13Por isso não deixamos de dar a YÁOHUH UL o nosso agradecimento pelo fato de terem recebido a mensagem de YÁOHU UL, que vos pregámos, não como teorias humanas, mas como a palavra mesma de YÁOHU UL, que realmente é, e que agiu profundamente na vida de vocês, os crentes. 14Na realidade, tem-vos acontecido, irmãos, o mesmo que às Oholyáos de YÁOHUH UL na YAOHÚ-dah, fiéis a YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY; porque vocês também sofreram dos vossos próprios compatriotas a mesma perseguição que a eles lhes moveram os YAOHÚ-dim 15Estes foram os que, depois de matarem os seus próprios profetas, levaram à morte o Molkhiúl YAOHÚSHUA, e nos têm perseguido também a nós. Estão contra YÁOHU UL, e são afinal inimigos da humanidade. 16Impedem-nos de falar aos Gentíles a mensagem da salvação, apenas conseguindo, com mais isso ainda, aumentar os seus erro da leis. Mas a severidade da justiça de YÁOHUH UL atingiu-os finalmente com todo o seu rigor.
17Quanto a nós, irmãos, tendo estado, por um certo espaço de tempo, longe da vossa vista - mas não longe de coração -com tanto mais vontade procurámos tornar a ver-vos.. 18E assim, por mais que uma vez, tentámos ir ter convosco, pelo menos eu, Shaúl, mas sempre fomos impedidos disso por ha-satán.
19Porque, afinal, não são vocês que constituem o objeto das nossas expectativas? E não são vocês que fazem toda a nossa alegria, e que serão a nossa recompensa espiritual perante o nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, quando ele voltar? 20Vocês são a nossa alegria; vocês são o nosso prêmio!


1 Tessalonicenses 3

1É por isso que, tendo decidido não continuar assim sem notícias vossas, preferi ficar sozinho em Athens.
2E enviei o irmão YÁOHU-tam, nosso cooperador na obra da Mensagem Gloriosa, ao serviço de YÁOHUH UL, a fim de que vos encoraje, vos dê conselhos que fortaleçam a vossa emunáh, 3e para que ninguém se deixe perturbar por essas aflições por que têm passado. Vocês bem sabem que isso faz parte dos planos de YÁOHUH UL para nós, os Yaohúshuahim. 4E até, quando ainda estávamos no vosso meio, vos dizíamos de que haveriam de passar por sofrimentos. E foi o que aconteceu, como sabem. 5Por isso, não querendo esperar mais sem saber de vocês, mandei YÁOHU-tam para que eu recebesse notícias sobre a vossa emunáh.
Eu tinha receio de que o tentador vos tivesse feito cair durante essas provas, e que todo o nosso trabalho tivesse sido inútil.
6Mas agora YÁOHU-tam já regressou, contando-nos muita coisa boa quanto à vossa emunáh e ao vosso ohav Yaohúshuahee, e afirmando-nos também que vocês nunca nos esqueceram, e que tinham muito desejo de nos tornar a ver, tal como nós a vocês 7Por isso ficámos mais descansados a vosso respeito; essas notícias compensaram as tribulações e as pressões no meio das quais temos vivido. 8Dá-nos novas forças saber que vocês continuam firmes em YÁOHU UL. 9Eu acho até que nunca poderemos estar suficientemente gratos a YÁOHUH UL por toda a alegria espiritual que vocês nos têm dado 10E assim a todo o momento oramos a YÁOHUH UL pedindo-lhe que nos proporcione uma ocasião de vos ir ver e de vos ajudar a aperfeiçoar a vossa emunáh 11Que seja então o próprio YÁOHU UL, nosso YÁOHU ABí, e nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY que conduza as circunstâncias no sentido dessa visita. 12E que YÁOHUH UL vos faça crescer num ohav (amor) Yaohúshuahee cada vez mais abundante de uns para com os outros, tal como é o nosso ohav para convosco;" 13para vos tornar mais ousados, e sem falha na vossa santidade, diante do nosso YÁOHUH UL e YÁOHU ABí, quando nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY vier, na companhia de todos quantos lhe pertencem.

1 Tessalonicenses 4

1Ainda quero, irmãos, suplicar-vos e aconselhar-vos, em Shúam (Nome) de Molkhiúl YAOHÚSHUA, que conformem a vossa vida com as instruções que vos temos dado sobre a forma de viver e de agradar a YÁOHUH UL, o que aliás já estão a fazer; mas continuem a progredir cada vez mais. 2E vocês bem conhecem quais são esses mandamentos que vos temos dado da parte do Molkhiúl YAOHÚSHUA. 3 A vontade de YÁOHUH UL é que levem uma vida santa; que se afastem da imoralidade sexual 4Que cada um saiba manter a relação com a sua mulher na integridade moral e na santidade, 5e que não se deixem arrastar pelas paixões sensuais, tal como os pagãos que não conhecem YÁOHUH UL. 6Que ninguém engane o seu irmão na emunáh nesta matéria, roubando-lhe a sua mulher, porque YÁOHUH UL não deixará certamente de castigar severamente esses comportamentos. Também já antes vos tínhamos garantido isso 7Porque YÁOHUH UL não nos chamou para vivermos na imundície moral, mas antes na pureza 8Portanto quem
despreza estas normas, não é a homens que está a desobedecer, mas a YÁOHU UL, que vos dá o seu RÚKHA hol-HODSHÚA. 9E quanto ao ohav fraterno, não é preciso que me alongue a escrever-vos, visto que vocês mesmos têm recebido instrução da parte de YÁOHUH UL para se amarem uns aos outros. 10E já têm dado provas de que é assim que fazem, até em relação com todos os nossos irmãos na emunáh espalhados por toda a Macedónia. Assim animamo-vos a que esse sentimento aumente cada vez mais no vosso meio.
11Procurem viver em shalom com toda a gente, cada um ocupando-se do que lhe diz respeito, vivendo cada um do seu próprio trabalho. Também isso já antes vos tinha recomendado 12Dessa maneira a vossa vida se desenrolará com honestidade, em relação com os que não são Yaohúshuahim, e manterão a vossa independência.

A vinda 

13Não quero, irmãos, que ignorem o que se passa com os crentes que já dormem o seu último sono, para que não caiam na tristeza, como o resto das gentes que vivem sem esperança. 14Porque se cremos que YAOHÚSHUA, depois de morrer, ressuscitou, também devemos crer que todos aqueles que morreram, fiéis a YAOHÚSHUA, YÁOHUH UL os tornará a trazer à vida, na companhia de YAOHÚSHUA. 15E isto vos dizemos apoiando-nos na palavra de YÁOHU UL, que aqueles que estiverem vivos, quando da vinda de
YÁOHU UL, não serão esses quem primeiro se irá juntar a YÁOHU UL. 16Antes YÁOHUH UL descerá do Shuaolmayao, acompanhado de um potente clamor, com brado de arcanjo e com o toque da trombeta de YÁOHU UL.
Então os crentes em hol-MEHUSHKHÁY ressuscitarão nessa altura. 17Depois, aqueles que estiverem vivos serão levados juntamente com eles nas núvens, ao encontro de YÁOHU UL, nos ares. E assim ficaremos
unidos a ele, para sempre. 18Que estas palavras vos sirvam para se animarem uns aos outros.

1 Tessalonicenses 5

1Quanto à época e ao momento em que isto acontecerá, irmãos, não preciso de vos escrever a esse respeito. 2Porque vocês sabem bem que esse grande dia virá inesperadamente, como um ladrão na noite 3Na verdade, quando as pessoas disserem "Agora há shalom e segurança!", então virá sobre elas, de súbito, a catástrofe. Será como quando uma grávida começa sentindo as dores do parto. Não poderão escapar, de forma alguma. 4Mas vocês, irmãos, já não vivem mais nas trevas, para que venham a ser surpreendidos por
esse momento como por um ladrão. 5Pois são todos filhos da luz, filhos do dia. Não pertencemos mais ao domínio da noite e das trevas. 6Estejamos então vigilantes, e não adormecidos como o resto das gentes.
Estejamos alerta e sejamos sóbrios. 7Em geral, é de noite que as pessoas dormem e também que se embebedam. 8Mas nós vivemos na luz do dia; e é por isso que devemos ser moderados, revestindo-nos da couraça da emunáh e do ohav, tendo como capacete a esperança da salvação 9 YÁOHUH UL não nos destina à condenação, mas antes à posse da salvação, através de nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, 10 o qual morreu por nós para que, quer estejamos vivos, quer estejamos já mortos, quando ele vier, possamos viver juntamente com ele. 11Por isso animem-se uns aos outros, contribuindo mutuamente para o fortalecimento da emunáh; é aliás isso que têm vindo a fazer.
12E pedimo-vos, irmãos, que respeitem aqueles que trabalham no vosso meio ao serviço de YÁOHU UL, que vos dirigem e vos aconselham. 13Mostrem-lhes toda a vossa estima e afeição, porque é justo, em
razão das funções que desempenham na obra de YÁOHU UL. Vivam em shalom uns com os outros.
14Admoestem os que são preguiçosos; animem os que se desencorajam facilmente; fortaleçam os que estão fracos; sejam pacientes com todos 15Que ninguém retribua o mal com o mal. Que o bem seja a regra
da vossa vida, não só entre crentes, como para com todos. 16 Conservem em todo momento a vossa alegria 17Orem sem cessar! 18Que todas as coisas sejam uma razão de expressarem o vosso reconhecimento a YÁOHUH UL. Esta é a vontade de YÁOHUH UL para convosco, os que vivem em hol-MEHUSHKHÁY YAOHÚSHUA. 19 Não entravem a ação de RÚKHA-YÁOHU. 20 Não desprezem as profecias, 21 mas examinem tudo o que é dito. Guardem o que for bom. 22 Evitem qualquer espécie de mal. 23E que YÁOHUH UL de shalom, ele próprio, vos torne puros de uma forma integral. E que todo o vosso ser rukha, vida e corpo se mantenha plenamente sem culpa, até ao dia em que o nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY voltar 24 YÁOHU UL, que vos chamou, é fiel. E ele tudo fará por vocês. 25-26 Orem por nós, irmãos. Dêem a todos os crentes um beijo fraterno. 27Em Shúam (Nome) de YÁOHUH UL vos peço que sem falta façam ler esta carta a todos os crentes, os filhos de YÁOHU UL. 28O meu voto é que a favor imerecido de nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY seja convosco.

2 Tessalonicenses 1

1Shaúl, Siloáhn e YÁOHU-tam, á Oholyáo de Tessalónica, aos que pertencem a YÁOHUH UL nosso YÁOHUH ABí e ao Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY. 2Desejamos que a favor imerecido e a shalom de YÁOHU UL, ha-ABí, e do Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY sejam convosco.
3 Irmãos, nós sempre damos favor imerecidos a YÁOHUH UL por vocês, como é devido, pois a vossa emunáh está a frutificar  e vocês estão a crescer bem no ohav de uns para com os outros. 4É com muita satisfação que falamos a outras Oholyáos de YÁOHUH UL sobre a vossa perseverança e a vossa emunáh no meio das perseguições e das aflições que têm tido que suportar.? 5É a prova clara de que YÁOHUH UL é justo em tudo o que permite, e de que ele vos considera dignos do reino de YÁOHU UL, pelo qual vocês estão a sofrer. 6 YÁOHUH UL é justo e castigará aqueles que agora vos afligem. 7-8E quanto a vocês que têm sido atribulados, tal como nós
também, YÁOHUH UL nos dará descanso quando o Molkhiúl YAOHÚSHUA se manifestar, descendo do Shuaolmayao com os anjos, cheio de poder, como labareda de um fogo, castigando inflexivelmente os que não conhecem
YÁOHUH UL e recusam obedecer a Mensagem Gloriosa de nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA. 9 O castigo destes será a perdição eterna, privados da presença de YÁOHUH UL, assim como do seu glorioso poder.
10Quando hol-MEHUSHKHÁY vier de novo todos os que são seus lhe darão louvores. E vocês estarão entre eles porque creram no testemunho que nós temos dado de YÁOHU UL. 11E é por isso que sempre fazemos oração a YÁOHU UL, pedindo-lhe que vos faça dignos do destino para o qual vos chamou; que cumpra tudo o que na sua bondade decidiu a vosso favor, e que vos ajude a realizar através do seu poder a obra da vossa emunáh 12Oramos assim para que o Shúam (Nome) de nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY seja honrado através das vossas vidas, e que vocês também recebam honra juntamente com ele. E isso será possível pela favor imerecido do nosso YÁOHUH UL e do Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY.

2 Tessalonicenses 2
o regresso do nosso de hol-MEHUSHKHÁY

1-2 E agora, irmãos, voltando ao assunto do regresso do nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY e da nossa reunião com ele, vos rogamos que não se deixem assim tão facilmente influenciar no vosso entendimento e até perturbarem-se, quer por pretensas revelações espirituais ou quer por supostas mensagens ou  cartas que vos digam terem sido mandadas por nós, e que têm como objetivo levar-vos a acreditarem que esse dia de hol-MEHUSHKHÁY já teria acontecido. 3Que ninguém de forma alguma vos engane; pois isso não se dará sem que antes venha um grande desvio do ensino verdadeiro  e se revele aquele homem que encarnará em si mesmo a negação da lei, que será o filho da perdição. 4Ele se oporá e se levantará contra tudo o que fizer referência a YÁOHUH UL e ao seu culto. E até pretenderá mesmo tomar o lugar de YÁOHUH UL no próprio lugar de reunião  de YÁOHUH UL, se colocando no lugar de YÁOHUH UL mesmo. 5 Vocês lembram-se de que já vos tinha falado de tudo isto quando ainda me encontrava convosco 6Vocês também sabem o que de momento impede esse mal  de aparecer 7 É verdade que essa força de injustiça já vai atuando
como que escondidamente. Mas há um que o detém até que seja retirado do meio. 8Só nessa altura se revelará então aquele mau, a quem YÁOHUHSHUA virá a desfazer pelo sopro da sua boca, e que será destruído pelo esplendor com que hol-MEHUSHKHÁY aparecerá. 9Esse homem do erro da lei atuará segundo o astúcia de ha-satán, através de manifestações de força, e de milagres e prodígios, com o fim de darem apoio às suas mentiras. 10Ele usará de todo o poder da maldade para enganar aqueles que estão no caminho da perdição, porque recusam acreditar na verdade que os conduziria à salvação. 11 Por isso YÁOHUH UL permitirá que neles atue uma influência de engano, que os levará a crer na mentira. 12E serão julgados assim todos os que rejeitaram a verdade e ficaram satisfeitos com a negação da lei.
13Mas devemos sem cessar agradecer a YÁOHUH UL por vós, queridos irmãos, a quem YÁOHUH UL ama, por vos ter escolhido, desde os princípios, para obterem a salvação, purificando-vos da ação erro da lei, pelo RÚKHA hol-HODSHÚA, e pela vossa emunáh na verdade. 14Ele chamou-vos à salvação por intermédio da Mensagem maravilhosa que levamos ao vosso conhecimento, e para que participassem da felicidade de nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY. 15Sendo assim, irmãos, permaneçam firmes e bem apegados aos ensinamentos que desde sempre vos temos dado, seja de viva voz, seja por carta. 16-17Que o Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY e o nosso YÁOHU ABí que nos amou e, sem que o tenhamos merecido, nos consola, para sempre, e nos enche duma grande esperança, encoraje os vossos corações, e renove as vossas forças em tudo o que fizerem, seja por palavras, seja por atos.

2 Tessalonicenses 3
Shaúl pede orações

1Finalmente, irmãos, peço-vos que orem por nós, para que a palavra de YÁOHUH UL se espalhe livremente, e triunfe onde quer que chegue, tal como aconteceu convosco. 2Orem também para que sejamos livres de homens corruptos e maus; porque a emunáh não atinge todas as consciências. 3Mas YÁOHUH UL é fiel. Ele vos fortalecerá e vos guardará dos ataques do maligno. 4E confiamos em YÁOHUH UL que vocês estão a fazer e continuarão a fazer aquilo que vos mandamos. 5Que YÁOHUH UL dirija os vossos corações no ohav de YÁOHU UL, e na perseverança em hol-MEHUSHKHÁY.

Aviso contra a ociosidade

6Com toda a firmeza vos mandamos, irmãos, em nome de nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, que não devem acompanhar aquele que, sendo Yaohúshuahee, levar uma vida desregrada, e não segundo as instruções que vos demos. 7 Quando aí estivemos, não foi assim que vivemos, ociosos. E vocês sabem que devem imitar-nos. 8Nem nunca comemos de favor imerecido o pão de ninguém, mas antes, trabalhando noite e dia, procuramos ganhar o nosso sustento de forma a não nos tornarmos pesados a ninguém. 9Não é que não tivéssemos direito a isso, mas para, através do nosso exemplo, vos mostrarmos como é que deviam viver. 10Quando aí estivemos, uma das nossas regras de conduta era que quem não trabalha também não tem direito a comer. 11Ora o certo é que ouvimos dizer que alguns do vosso meio levam uma vida preguiçosa, ocupando-se com futilidades 12A esses mandamos é uma ordem que damos -em Shúam (Nome) de nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY, que trabalhem sossegadamente, comendo do pão ganho com o trabalho das suas próprias mãos. 13Irmãos, não se cansem de fazer o bem. 14E se alguém não se conformar com as instruções desta carta, chamem-no à atenção e suspendam-no de toda a colaboração convosco, para que se envergonhe. 15Não quer isto dizer que passem a considerá-lo como inimigo; mas devem aconselhá-lo, como um irmão.
16Que YÁOHUH UL da shalom, ele próprio, vos dê a sua shalom, sempre, de toda a maneira. Que YÁOHUH UL seja com todos vós. 17E agora aqui vai a minha saudação pessoal, com o meu próprio punho: Shaúl. Este é, em todas as cartas que mando, o sinal de que são minhas. 18Aqui vão os meus votos de que o favor imerecido do nosso Molkhiúl YAOHÚSHUA hol-MEHUSHKHÁY seja com cada um de vocês.

2 comentários:

  1. Gostaria de ser adicionado por vocês no Facebook e participar da verdade! Gostaria também de ter as escrituras sagradas como os nomes corretos em mãos! Gostaria de saber como eu faço pra conseguir?
    Shalom a todos!

    ResponderExcluir
  2. Me adiciona no Facebook meu nome é enilton Fernando
    Meu email:perfuracao2@hotmail. Com

    ResponderExcluir