CARTAS E LIVROS MENORES QUE NÃO FORAM LIBERADOS PARA AS IGREJAS





CARTA DO REI ABGARO A YAOHÚSHUA
Abgaro Ukkama [V] foi rei da cidade de Edessa (Síria) entre 4 aC e 7 dC, quando foi destronado por seu irmão Mahanu IV. Diz a lenda, que, por volta do ano 32 dC, sofrendo de terrível lepra, Abgaro teria escrito uma carta a YAOHÚSHUA pedindo para que Ele fosse até Edessa para curá-lo. Segundo alguns relatos, YAOHÚSHUA mandaria, mais tarde, o apóstolo Tadeu para efetivar a cura do rei.O texto, entretando, foi composto por volta do ano IV dC e logo traduzido para outros idiomas: siríaco, grego, armênio, copta, latim, árabe e eslavo.

Abgaro Ukkama a YAOHÚSHUA, o Bom Médico que apareceu na terra de YAOHUSHUAOLEIIN, saudações:
Escutei falar de Ti e de Tuas curas: que Tu não fazes uso de remédios nem raízes; que, por Tua palavra, abriste [os olhos] de um cego, fizeste o aleijado andar, limpaste o leproso, fizeste o surdo ouvir; que por Tua palavra tu [também] expulsaste espíritos daqueles que eram atormentados por demônios imundos; que, outra vez, Tu ressussitaste o morto [trazendo-o] para a vida.
E, conhecendo as maravilhas que Tu fazes, concluí que [das duas uma]: ou Tu desceste do céu, ou mais: Tu és o Filho de  YÁOHU e por isso fizeste todas essas coisas. Por esse motivo escrevo para Ti, e rezo para que venhas até mim, que Te adoro, e cure toda a doença que carrego, de acordo com a fé que tenho em Ti.
Também soube que os judeus murmuram contra Ti e Te perseguem; que buscam crucificar-Te e destruir-Te. Eu não possuo mais que uma pequena cidade, mas é bela e grande o suficiente para que nós dois vivamos em paz.



RESPOSTA DE YAOHÚSHUA
AO REI ABGARO
Segundo a lenda, a carta escrita por Abgaro teria sido levada a YAOHÚSHUA por seu emissário, Hannan. Os relatos discordam se a resposta de YAOHÚSHUA teria sido passada verbalmente a Hannan ou se Ele próprio teria escrito. Seja como for, a carta resposta pertence à mesma época da redação da Carta de Abgaro, isto é, séc. IV dC. Tal como esta, a pretensa resposta de YAOHÚSHUA foi fartamente difundida, chegando a ser usada como escapulário por "cristãos" supersticiosos.

Feliz és tu que acreditaste em Mim não tendo Me visto, porque está escrito sobre Mim que 'aqueles que me verão não acreditarão em Mim, e aqueles que não me verão acreditarão em Mim'. Quanto ao que escreveste, que eu deveria ir até ti, devo cumprir todas as coisas para as quais fui enviado aqui; quando eu ascender outra vez para o Meu Pai que me enviou, e quando eu tiver ido ter com Ele, Eu te enviarei um dos meus discípulos, que curará todos os teus sofrimentos, e eu te darei saúde outra vez, e converterei todos os que estão contigo para a vida eterna. E tua cidade será abençoada para sempre, e os teus inimigos nunca a dominarão.




 A SENTENÇA CONDENATÓRIA DE YAOHÚSHUA HOL MEHUSHKHAY

Esta sentença encontra-se gravada numa placa de cobre e, em ambos os lados, lê-se estas palavras: "uma placa igual foi encaminhada para cada Tribo".
Foi encontrada dentro de um antigo vaso de mármore branco durante escavações realizadas em Áquila, reino de Nápoles, no ano de 1820, pelos comissionários de artes que acompanhavam o exército francês, após a expedição de Napoleão.
O vaso encontrava-se dentro de uma caixa de ébano na sacristia dos Cartuxos, próximo a Nápoles; atualmente encontra-se na Capela de Caserte.
A tradução a seguir, feita a partir do original em hebraico, foi realizada pelos membros da Comissão de Artes. Após muitas súplicas, os Cartuxos conseguiram que a referida placa não fosse levada [para a França], como reconhecimento dos inúmeros serviços que prestaram ao exército francês.

A SENTENÇA
No ano dezessete do império de Tibério César, a vinte e cinco do mês de março, na  Cidade de YAOHUSHUAOLEIIN, sendo sacerdotes e sacrificadores de YÁOHU Anás e Caifás,
Pôncio Pilatos, governador da baixa Galiléia, sentado na cadeira principal do pretório, Sentencia:
YAOHÚSHUA NODTZOROTY a morrer em um madeiro, com outros dois ladrões, afirmando os grandes e notórios testemunhos do povo que: YAOHÚSHUA é sedutor. É sedioso. É inimigo da lei. Chama-se falsamente Filho do CRIADOR ETERNO.
Chama-se falsamente Rei de Israel. Entrou no Templo, seguido por uma multidão com palmas na mão. Manda ao primeiro centurião, Quirilino Cornélio, que o conduza ao local de suplício. Fica proibido a qualquer pessoa, pobre ou rica, impedir a morte de YAOHÚSHUA.
As testemunhas que firmam a sentença contra YAOHÚSHUA são: DAYANUL YAOHUBOAM, fariseu. YAOHUKHANNAN ZOROBATUL. RAfOUL YAOHUBANI. Capeto, homem público. YAOHÚSHUA sairá da cidade de YAOHUSHUAOLEIIN pela porta de Estruene.







7 comentários:

  1. il est mort sur une croix ? j'avais lu sur un poteau ? et percé et empalé ???
    pouvez vous me réponde svp merci

    yo pensaba que YAOHUSHUA murrio en un madero no una cruz puedo saber la verdad , porqué muchos creyentes en yaohushua dicen que fue en un madero no en una cruz pagana , y fue percado y empalado , cual dicen la verdad por favor

    shuaoleym

    ResponderExcluir
  2. Compartilhei muito !
    Obrigado Vagner Yaohutzhak

    ResponderExcluir